Como Atualizar Seus Dados no Cadastro no INSS?

Post Image

Você já conferiu se os seus dados estão certos no site Meu INSS, sabe como ou o que é necessário para atualizar seus dados no cadastro do CNIS?

Isso pode até parecer simples, mas é extremamente importante estar com todos os seus dados atualizados.

Dessa forma você tem acesso a todas as ferramentas que o INSS disponibiliza no site, e melhor, faz com que você não tenha problemas futuros com o Instituto.

Já imaginou, se seus dados estiverem desatualizados, você terá que gastar um tempo precioso fazendo, registrando e atualizando tudo?

Mas fique tranquilo. Neste post eu vou te explicar tudo sobre:

1. Por que é importante conferir os dados no INSS?

Com a pandemia do COVID-19 muitas pessoas estão solicitando auxílios e aposentadorias, mas o que poucas pessoas sabem é que com dados divergentes sobre períodos de contribuição, renda ou identificação acabam dificultando que o benefício seja aprovado.

Por exemplo, se você deixou de informar algum período de contribuição e for solicitar algum benefício, pode ser que o INSS não considere esse tempo nem o valor no cálculo da sua renda.

Isso significa que seu benefício pode ser menor que realmente deveria ser.

Não esqueça da Receita Federal

Outro cuidado que você precisa ter com seus dados é que eles devem estar compatíveis tanto na Receita Federal, como no INSS

Essas instituições trocam informações entre si e se houver algum dado que não está igual isso pode causar alguns problemas com a Receita.

Então cuidado, ok?

Além disso, estar com seu cadastro atualizado no INSS garante que suas informações estarão salvas, para a hora que você precisar delas!

Se daqui a alguns anos você precisar atualizar, não será necessário revirar a casa procurando uma folha de papel.

5 dicas para atualizar seus dados no INSS

E antes de conversarmos sobre o CNIS, um documento essencial para seu benefício, vou te passar 5 dicas que facilitam a atualização dos seus dados no cadastro no INSS:

  1. Mantenha suas carteiras de trabalho bem guardadas, e sempre que houver troca de função peça para o RH do seu trabalho ajuste essa informação no seu documento;
  2. Guarde comprovantes, holerites ou qualquer outro documento que contenha informações sobre sua função, renda e condições do ambiente do trabalho;
  3. Confira as informações que estão nos seus documentos guardados;
  4. Atualize seus documentos de identificação, a Carteira de Identidade, por exemplo, tem validade de 10 anos de uma atualização para a outra. Também confira se os números de CPF, NIS ou PASEP estão ok e conferem no cadastro;
  5. Reserve um local longe da umidade e guarde todos os seus documentos trabalhistas, isso irá evitar o desgaste dos papéis e será mais fácil de achar quando necessário.

Essas dicas são bem práticas, mas elas irão te ajudar no momento de atualizar os seus dados, tornando a tarefa muito mais fácil! 🙂

2. Como corrigir um CNIS errado?

O Extrato CNIS é o Extrato Nacional de Informações Sociais.

Se você já acompanha a gente aqui no Blog ou canal do YouTube, já viu que ele é essencial para conquistar um benefício correto, porque ele contém todas as informações relacionadas aos seus vínculos trabalhistas e previdenciários desde o início de suas contribuições.

Você pode atualizar o seu CNIS no próprio site Meu INSS.

A primeira coisa a se fazer é pegar seus documentos e conferir todos os dados que estão neles.

Veja também se os períodos das contribuições e vínculos trabalhistas e analise estão corretos.

É imprescindível que esse extrato esteja ok, pois é baseado nele que o INSS calcula e analisa a concessão do seu benefício.

Se o seu CNIS estiver errado é bem provável que seu benefício também esteja no futuro, por isso esse simples post pode salvar sua vida previdenciária! 🙂

Para te guiar melhor na atualização do seu CNIS, fique atento aos seguintes fatores:

  • Se todas as suas contribuições aparecem no documento;
  • Se todos os seus vínculos trabalhistas estão nele.

Peça ajuda de um advogado previdenciário caso esteja com dúvidas ou sem informações sobre o seu caso.

No final deste post eu vou compartilhar com você nossos outros conteúdos sobre o CNIS e o Meu INSS.

Enquanto isso, continue comigo!

3. Passo a Passo para atualizar seus dados no Meu INSS

Quando temos algum problema em nosso cadastro no INSS, acabamos ficando de mãos atadas, pois não conseguimos solicitar os serviços mais básicos no portal.

Isso já aconteceu com você?

Bom, agora vou te mostrar como é muito simples fazer a atualização dos seus dados no INSS

1. Tenha seus documentos atualizados em mãos

Ter seus documentos atualizados em mãos garante que quando você for fazer o requerimento, não vai ter problemas.

Quando se inicia uma solicitação, há alguns prazos. Então é melhor já estar com os documentos do que esquentar a cabeça com essas duas coisas ao mesmo tempo.

A lista básica de documentos informada pelo INSS é esta:

  • Documentos pessoais do interessado com foto;
  • Outros documentos cujas informações o cidadão pretenda atualizar no cadastro do INSS, como, por exemplo, título eleitoral, certidões de nascimento ou casamento, comprovante de residência, etc;
  • Extrato previdenciário (Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS);
  • Extrato de pagamento de benefícios;
  • Extrato de empréstimo consignado;
  • Extrato para imposto de renda;

Um documento extra que deve ser entregue é a Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver, mas só se for solicitado, então espere o pedido do INSS.

Após organizar seus documentos, acesse o portal do Meu INSS, faça login e escolha a opção “Agendamentos/Solicitações”, conforme a imagem a seguir:

Então, clique no campo “novo requerimento” no canto direito embaixo.

Na próxima tela, pesquise por “dados” e selecione uma das opções.

2. Faça a solicitação da correção dos dados

Caso deseje somente atualizar os dados cadastrais, clique na primeira opção “atualização dos dados cadastrais”.

Esse é um serviço pelo qual você pode solicitar ao INSS a correção dos seus dados cadastrais e de contato, além de atualização da atividade nos casos de Empregado Doméstico, Contribuinte Individual, Facultativo, ou Segurado Especial.

Após isso, você será direcionado a uma página para você informar alguns dados como endereço e telefone celular, então clique em “avançar” após informar os dados.

3.º passo: irá aparecer a pergunta: “você aceita acompanhar o andamento do processo pelo Meu INSS, central 135 ou e-mail?” clique em “sim”, dessa forma você poderá acompanhar o andamento do seu pedido no INSS, legal né?

4. Preste atenção e anexe seus documentos

É nessa etapa que você irá anexar todos os documentos atualizados.

Lembre-se que os documentos devem estar legíveis, com uma boa fotografia ou cópia dos documentos.

Fique atento! Não corte nenhuma informação ou deixe algum dado desfocado ou de fora. Isso faz com que o INSS não aceite seus documentos.

Atenção: Cada documento deve estar em .pdf, .png, .bmp, .jpg, .jpeg, .tif ou .tiff, e cada um pode ter no máximo, 5 MB.

Ficou com alguma dúvida? Eu sei, no começo é um pouco confuso mesmo, mas peça ajuda de algum filho, neto, amigo ou pessoa próxima que entenda de Internet.

Boa dica né?

5. Veja a melhor agência para você ir presencialmente

Estamos aqui falando sobre atualizar apenas dados no INSS, mas mesmo assim o Instituto pede que você escolha uma agência de atendimento mais próxima de você ou da sua região.

Isso é feito para que caso precisa, assim você consegue comparecer presencialmente sem muitos problemas.

E por fim, basta confirmar as informações e finalizar sua solicitação de atualização dos seus dados no cadastro do INSS.

Viu só como essas rápidas dicas, tornaram-se suas melhores amigas no momento de atualizar ou corrigir seus dados no Meu INSS?! 😀

Conclusão

Pronto, você aprendeu como é prático atualizar seus dados no site Meu INSS, além disso, recebeu dicas de como organizar seus documentos e qual é a importância de manter seu CNIS sempre correto.

E lembra que lá no começo deste post eu tinha te prometido deixar alguns dos nossos conteúdos sobre o assunto? Então, aqui estão eles:

Te deixei em boas mãos, confira e leia esses posts com bastante atenção e anote todas as dicas.

Gostou do texto? Então não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos, conhecidos e familiares. 🙂

Receba Novidades Exclusivas da Previdência

Entre na nossa lista e junte-se a mais de 37.000 pessoas

Compartilhe o conteúdo:

ingracio-advocacia-autor

Escrito por:

Ingrácio Advocacia

OAB/PR 1517

Escritório de Advocacia especializado em aposentadorias no INSS, com atendimento em todo o Brasil e Exterior. 20 anos de tradição.

Gostou do conteúdo?

    Author Profile Picture

    Ingrácio Advocacia

    OAB/PR 1517

    Advogado(a)

    Escritório especialista em direito previdenciário

    Compartilhe esse artigo