Ingrácio Advocacia - Previdenciário presencial e online

Em tempos de crise, infelizmente é comum as empresas demitirem parte de seus funcionários, em busca de um alívio financeiro.

Desse modo, alguns trabalhadores demitidos sem justa causa terão direito a um auxílio do governo chamado de Seguro-Desemprego

Então, se você possui os requisitos necessários para o Seguro-Desemprego, esse material é para você

Acompanhe o conteúdo, que você entenderá tudo sobre:

1. Quem tem direito ao Seguro-Desemprego?

Para ter direito ao Seguro-Desemprego, você precisará reunir os seguintes requisitos:

  • Ter sido dispensado (demitido) sem justa causa;
  • Estar desempregado, na hora do requerimento do benefício;
  • Não estar recebendo nenhuma categoria de benefício da Previdência Social, exceto Pensão por Morte ou Auxílio Acidente;
  • Não possuir renda própria para o próprio sustento e de sua família;
  • Ter recebido salário do seu empregador:
    • pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação;
    • pelo menos 9 meses nos últimos 12 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da segunda solicitação;
    • cada um dos 6 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações;
  • Apresentar 15 meses de trabalho com carteira assinada durante os últimos 2 anos, no caso dos empregados rurais;
  • Não ser sócio ou membro com participação nos lucros da empresa.

Conforme você deve ter percebido, são muitos requisitos. Por isso, você deverá prestar atenção em todos eles para saber se terá direito ao Seguro-Desemprego.

Vou deixar, a seguir, dois textos essenciais para você ficar craque no assunto:

Recomendo a leitura. Por meio dela, você ficará por dentro da quantidade de parcelas e do valor do benefício que terá direito.

2. Passo a passo de como pedir o Seguro-Desemprego pela Internet

Primeiro, preciso informar que a solicitação do Seguro-Desemprego poderá ser feita de duas maneiras:

  • Ligar para o telefone 158 e agendar uma visita presencial na Superintendência Regional do Trabalho mais próxima da sua casa.
  • Realizar a solicitação online.

O primeiro caso é o método convencional.

Então, se você preferir fazer a solicitação presencialmente, bastará ligar para o telefone 158 e agendar sua visita.

Agora, vou mostrar um passo a passo para você fazer sua solicitação online:

1º Passo

Para isso, clique no botão “Cadastrar”, localizado no canto superior direito.

2º Passo

Você chegará na seguinte página:

portal Emprega Brasil

Clique em “Entrar com gov.br”.

Digite o seu CPF e, depois, a sua senha.

Caso você não tenha cadastro no gov.br, digite o seu CPF, que você será redirecionado para criar uma senha.

3º Passo 

Após fazer a senha e se logar no sistema, você chegará na seguinte tela:

serviços emprega Brasil

Na tela acima, você deverá clicar em “Seguro-Desemprego” e, depois, na tela abaixo, em “Solicitar Seguro-Desemprego”.

pedir seguro-desemprego pela internet

4º Passo

No quarto passo, você deverá fornecer o número de requerimento do Seguro-Desemprego, que será fornecido pelo seu antigo empregador.

5º Passo

Novamente, você deverá preencher informações com seus dados pessoais e profissionais.

Esse é o mesmo formulário que você preencheria se fosse pessoalmente a alguma agência do Ministério do Trabalho.

6º Passo

No penúltimo passo, serão sugeridas vagas de trabalho que combinam com o seu perfil profissional e, também, cursos de qualificação para melhorar o seu currículo.

Caso você tenha interesse, inscreva-se nesses cursos ou se candidate às vagas de emprego.

7.º Passo

Já no último passo, você deverá confirmar o seu desejo de receber o Seguro-Desemprego.

A partir disso, pronto, você já terá feito a solicitação do benefício.

  • Importante: você vai receber a primeira parcela do Seguro-Desemprego na semana seguinte à solicitação do benefício.

Uma última informação relevante para você, sobre o cadastro, é que será possível fazer todo esse processo de solicitação do Seguro-Desemprego no celular, através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (disponível para iOS e Android).

Uma ótima alternativa, não acha?

3. Documentos essenciais para levar no dia do atendimento presencial

Caso você tenha optado pelo atendimento convencional, deverá ir em uma das agências da Superintendência Regional do Trabalho para apresentar a documentação que comprove o seu direito ao Seguro-Desemprego.

Na data marcada, você deverá levar alguns comprovantes, de todos os seus vínculos de trabalho e outros documentos essenciais, para comprovar o seu direito ao Seguro-Desemprego.

Esse procedimento é feito para evitar fraudes.

Então, tenha tudo certo com você para não ter problemas na hora de receber o benefício.

Sendo assim, você deverá levar as seguintes documentações:

  • Documento de identificação;
  • CPF;
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho;
  • Carteira de Trabalho;
  • Cartão PIS/PASEP ou informações referentes ao extrato;
  • Guia do Seguro-Desemprego.

Levando estes documentos (e cumprindo os requisitos mencionados no primeiro tópico), não tem erro, você terá direito ao Seguro-Desemprego

Conclusão

Agora, você já sabe como pedir o seu Seguro-Desemprego

Conseguiu perceber que esse é um processo muito simples e rápido?

Você pode optar por ir pessoalmente solicitar o benefício, após fazer o agendamento pelo telefone 158, ou fazer a solicitação de maneira totalmente online.

Gostou do texto?

Então, compartilhe esse conteúdo com quem quer saber como pedir o Seguro-Desemprego.

Agora, vou ficar por aqui.

Um abraço! Até a próxima.

ben-hur-cuesta

OAB/PR 92.875
Advogado-Pesquisador em Direito Previdenciário e Mestre em Direito Internacional e Europeu. Apaixonado por Música Popular Brasileira e um bom açaí na tigela.