Atestmed INSS: o que é, como funciona e como solicitar?

Atestmed INSS: o que é, como funciona e como solicitar?

Você já ouviu falar no Atestmed INSS?  

Esse serviço foi implementado para facilitar a vida de quem está temporariamente incapacitado para trabalhar ou realizar atividades diárias.  

Se você foi diagnosticado com alguma doença, sofreu um acidente, está em recuperação, em tratamento ou precisa ficar em repouso, não é necessário sair de casa para dar entrada no INSS.  

Com a sua documentação médica em dia, é possível solicitar a perícia documental pelo Atestmed INSS e requerer o auxílio-doença online.  

Quer saber como fazer isso pelo site ou aplicativo Meu INSS?  

Neste artigo, preparei um passo a passo completo especialmente para você.  

Acompanhe os tópicos abaixo e esclareça suas principais dúvidas sobre o Atestmed INSS.

O que é Atestmed INSS?

O Atestmed INSS é um serviço online criado em 2022 para facilitar a solicitação do auxílio-doença (atual benefício por incapacidade temporária)

Ele permite que você envie seus documentos diretamente pelo Meu INSS, sem precisar passar por uma perícia médica presencial.  

Esse serviço tem o objetivo de desburocratizar os pedidos de auxílio-doença e acelerar a análise documental por perícia médica documental

Assim, quem precisa ficar afastado do trabalho por doença, acidente ou outra condição, não tem que se deslocar até uma APS (Agência da Previdência Social).  

É possível acessar o Atestmed pelo site ou aplicativo Meu INSS, de forma simples e prática.

Atenção: embora o benefício não seja negado apenas com base na análise documental, é essencial que você envie todos os seus documentos de forma completa e detalhada.  

Caso a análise dos seus documentos não seja suficiente para a concessão do auxílio-doença, será necessário agendar uma perícia médica presencial.  

Gostou da facilidade? 

Nos próximos tópicos, vou trazer um passo a passo completo para você usar o Atestmed INSS sem sair de casa.

Como funciona o Atestmed INSS?

O Atestmed INSS funciona de maneira simples e prática. 

Qualquer segurado da Previdência Social pode solicitar esse serviço e pedir auxílio-doença.

Para utilizá-lo, você vai precisar:

  • Ter acesso a um computador ou celular com internet;
  • Entrar no site ou aplicativo Meu INSS;
  • Informar o seu CPF e senha cadastrada no sistema gov.br; e
  • Anexar seus documentos médicos ou odontológicos legíveis e sem rasuras.

Caso você não consiga fazer isso sozinho e nem tenha quem possa ajudá-lo, busque o auxílio de um advogado especialista em direito previdenciário.

Nós, advogados previdenciários, lidamos com o Meu INSS todo santo dia. 

Por vezes, já utilizamos esse sistema de olhos fechados.

Então, não fique aí sofrendo por não conseguir utilizar o Atestmed INSS.

Faça uma consulta! Fale com quem é expert no assunto.

Como solicitar o Atestmed pelo Meu INSS?

Para solicitar o Atestmed pelo Meu INSS, acesse o site ou aplicativo desta ferramenta. 

Elaborei um passo a passo completo para ficar mais fácil de você entender.

Passo 1: Entre no Meu INSS

O primeiro passo é você acessar o site ou aplicativo Meu INSS e clicar em “Entrar com gov.br”:

Página principal do Meu INSS
(Fonte: Meu INSS)

Atenção: se você ainda não tiver cadastro no Meu INSS, será importante fazer um.

Não tem como utilizar o Atestmed INSS para solicitar auxílio-doença sem cadastro. 

Passo 2: Digite CPF e senha

Na sequência, digite o número do seu CPF (para fazer o login) e a senha cadastrada.

Escreva os 11 dígitos do seu CPF e clique em “Continuar”.

Depois, insira a senha cadastrada no Meu INSS ou no gov.br e clique em “Entrar”.

A senha do gov.br e do Meu INSS é igual. 

Se você nunca tiver entrado no Meu INSS, mas já tiver feito login no sistema gov.br, a senha é a mesma. 

Neste caso, não será necessário fazer um novo cadastro.

Passo 3: Clique em “Benefício por Incapacidade”

Assim que abrir a tela abaixo, você terá duas opções:

  1. Clicar direto em “Benefício por Incapacidade”; ou
  2. Digitar “Benefício por Incapacidade” na barra onde aparece uma lupa.
Benefício por Incapacidade Meu INSS
(Fonte: Meu INSS)

Tanto no computador quanto no celular, o procedimento é basicamente o mesmo.

Passo 4: Clique em “Serviços Disponíveis”

Logo que você clicar em “Benefícios por Incapacidade” abrirá uma nova tela mostrando os benefícios que você já solicitou.

Serviços disponíveis Meu INSS
(Fonte: Meu INSS)

Se você nunca tiver solicitado um benefício por incapacidade (como é o meu caso), aparecerá escrito “Nenhum pedido encontrado”.

Mas, como agora eu imagino que você queira dar entrada no seu auxílio-doença por Atestmed INSS, basta clicar em “Serviços Disponíveis”.

Passo 5: Selecione “Pedir Novo Benefício”

Clicou em “Serviços Disponíveis”?

Agora é só selecionar “Pedir Novo Benefício” dentre as opções que aparecerem na tela.

Pedir novo benefício por  incapacidade no Meu INSS
(Fonte: Meu INSS)

Passo 6: Leia as informações

Você está a um passo importante de garantir seu benefício por incapacidade. 

É essencial que leia com atenção todas as informações sobre o auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária) que aparecerem na tela.  

No dia a dia aqui da Ingrácio, recebemos diversos clientes preocupados. 

Isso porque, ao fazerem suas solicitações no INSS, deixaram de analisar as informações com cuidado.  

Eu entendo que a ansiedade para conseguir o auxílio-doença seja grande.

Afinal, o valor que o INSS vai pagar de auxílio será de 91% da média dos seus 12 últimos salários de contribuição.

Exemplo: se a média dos seus 12 últimos salários de contribuição foi de R$3.489,58, o valor do seu auxílio-doença será de R$3.175,51 (91% da sua média).

No entanto, agir com calma e seguir cada etapa nos mínimos detalhes fará toda a diferença para o sucesso do seu pedido.  

Quanto mais desatento ou afobado você for, maiores serão as chances de algo dar errado e prejudicar a correta concessão do seu benefício por Atestmed INSS.  

Faça tudo com atenção e garanta seus direitos o mais rápido possível.

Informações do serviço de Atestmed INSS
(Fonte: Meu INSS)

Leu as informações acima? Então clique em “Avançar”.

Passo 7: Complete seus dados

Na sequência, clique em “Contatos” e em “Avançar” para completar e/ou atualizar seus dados.

Complete dados do pedido
(Fonte: Meu INSS)

Uma dica que sempre enfatizamos para os nossos clientes é sobre a atualização dos dados de contato. 

É por meio deles que o INSS entra em contato com cada segurado.

Portanto, mantenha o número do seu celular, telefone fixo e e-mail sempre atualizados.

E escolha sim ou não para responder se você: 

  • “Aceita receber notificações pelo WhatsApp?”; e
  • “Aceita acompanhar o andamento do processo pelo Meu INSS, Central 135 ou e-mail?”. 

Depois que você completar e/ou atualizar seus dados, aparecerá um símbolo verde redondo ao lado esquerdo de “Contatos”:

(Fonte: Meu INSS)

Passo 8: Clique em “Dados do Pedido”

Logo abaixo de “Contatos”, clique na opção “Dados do Pedido”.

Nessa etapa, será necessário selecionar com quem você se identifica:

  1. Titular/requerente do benefício ou serviço;
  2. Procurador do titular/requerente;
  3. Representante legal do titular/requerente. 
Como o requerente se identifica
(Fonte: Meu INSS)

Se você for o titular/requerente, clique nesta opção e depois em “Avançar”.

Passo 9: Responda todas as perguntas

Nessa etapa, você terá que responder:

Respondeu todas essas perguntas? Clique em “Avançar”.

Passo 10: Anexe seus documentos

Ainda em “Dados do Pedido”, anexe seus documentos médicos e seu documento de identificação oficial com foto (frente e verso) e depois clique em “Avançar”.

Anexar documentos médicos no Atestmed INSS
(Fonte: Meu INSS)

Passo 11: Preencha as demais exigências

Após finalizar as etapas de “Contato” e “Dados do Pedido”, você também terá que preencher os demais passos exigidos:

  • “Trabalho e Contribuições”;
  • “Agência do INSS e Local de Pagamento”; e
  • “Confirmação do Pedido”. 

São cinco etapas no total. 

Por fim, o sistema vai informar se a sua perícia será somente por análise documental (Atestmed) ou se será necessário perícia médica presencial.  

Se for por análise documental, você não precisará comparecer em uma agência do INSS. 

Os documentos anexados ao seu pedido serão analisados.  

Importante: caso queira acompanhar o andamento do seu requerimento, acesse o site ou aplicativo Meu INSS e procure a opção “Consultar Pedidos”.  

De outro modo, se o sistema identificar que a sua perícia deve ser presencial, você terá que agendá-la no Meu INSS.

Vou falar melhor sobre a perícia presencial mais adiante. 

Continue fazendo uma ótima leitura! 

Quais documentos enviar para o Atestmed INSS?

Para o Atestmed INSS, você deve enviar atestados, laudos e relatórios médicos. 

E, também, o seu documento de identificação oficial com foto (RG, CPF, CNH).

Conforme o artigo 3º da Portaria Conjunta 38/2023 do MPS (Ministério da Previdência Social): 

“A concessão de benefício de auxílio por incapacidade temporária [auxílio-doença] por meio documental ficará condicionada à apresentação de documentação médica ou odontológica para fins previdenciários, física ou eletrônica, legível e sem rasuras (..).”.

Além disso, os documentos devem apresentar:

  • Seu nome completo;
  • Data de emissão de cada documento;
  • Diagnóstico por extenso; ou
  • Código da CID (Classificação Internacional da Doença);
  • Assinatura do profissional emitente de cada documento, que poderá ser eletrônica e passível de validação;
  • Identificação do profissional emitente de cada documento, com nome e registro:
    • Conselho de Classe (Conselho Regional de Medicina ou Conselho Regional de Odontologia);
    • Ministério da Saúde (Registro do Ministério da Saúde); ou
    • Carimbo.
  • Data de início do repouso ou de afastamento das atividades habituais; e
  • Prazo estimado necessário para o auxílio-doença, preferencialmente em dias.

Cuidado! A emissão ou a apresentação de atestado falso é crime.

Em uma situação como essa, você ficará sujeito a sanções penais, civis e administrativas. 

Inclusive, terá que fazer o ressarcimento dos valores recebidos indevidamente.

O que deve constar no Atestmed?

Deve constar uma série de informações importantes no Atestmed INSS, tais como:

  • Dados de contato: seu telefone e e-mail;
  • Dados do pedido: tipo de incapacidade, se houve acidente de trabalho, categoria de segurado do INSS que você é, seus documentos médicos e pessoais;
  • Trabalho e contribuições: períodos trabalhados ou contribuídos, de atividade rural ou de serviço público, datas de início e fim de cada vínculo;
  • Agência do INSS e local de pagamento: agência próxima de você e local que deseja receber o pagamento do seu benefício; e
  • Confirmação do pedido: declaração de que você leu e concorda com todas as informações do seu pedido.

Quais são as vantagens do Atestmed INSS?

O Atestmed INSS oferece várias vantagens para quem precisa solicitar auxílio-doença. 

Confira as seis principais vantagens do Atestmed: 

  1. Economia: você pode fazer seu pedido sem sair de casa, evitando gastos com gasolina, transporte público ou por aplicativo, além de não enfrentar trânsito ou filas intermináveis;
  2. Praticidade: é a solução ideal para quem está acamado, com dificuldade de locomoção ou enfrentando condições que limitam os movimentos, como fraturas ou problemas graves de saúde;
  3. Solicitação online: basta ter um computador ou celular com acesso à internet, sem necessidade de deslocamento;
  4. Agilidade: ao enviar a documentação médica e pessoal de forma completa, legível e correta, você pode evitar a perícia médica presencial;
  5. Transparência: é possível acompanhar o andamento do seu pedido diretamente pela plataforma online do Meu INSS;
  6. Rapidez: com os documentos adequados e sem a necessidade de perícia, seu benefício poderá ser aprovado de forma muito mais rápida.  

É importante saber: você não precisa de um advogado para solicitar o Atestmed. 

Esse procedimento é administrativo. 

No entanto, contar com um especialista pode fazer toda a diferença para garantir que seus direitos sejam respeitados. 

Com a ajuda de um profissional, você evitará erros que podem atrasar ou até mesmo impedir a concessão do seu auxílio-doença.  

A sua saúde merece ser priorizada!

Não deixe que pequenos detalhes comprometam um benefício que pode trazer alívio nesse momento tão delicado e difícil. 

Busque a orientação de um advogado previdenciário de confiança.

Aumente as chances de sucesso recebendo a concessão do seu benefício.

Em quais situações ainda é preciso fazer perícia presencial?

Será preciso fazer perícia presencial nas seguintes situações:

  • Quando os documentos não apresentarem os requisitos mínimos para a concessão do benefício: seu nome completo, CID ou descrição da doença e etc;
  • Quando o auxílio-doença for negado mesmo após a análise documental: neste caso, sua situação poderá ser reavaliada em uma perícia presencial.

Em qualquer dessas hipóteses, você poderá entrar no site ou aplicativo Meu INSS para agendar uma perícia presencial.

Como agendar perícia médica presencial? 

Para agendar perícia médica presencial, acompanhe esse passo a passo:

  1. Entre no site ou aplicativo Meu INSS;
  2. Clique em “Entrar com gov.br”;
  3. Faça o login com o seu CPF e clique em “Continuar”;
  4. Digite a sua senha cadastrada e clique em “Entrar”;
  5. Digite “Benefício por Incapacidade” na barra onde aparece uma lupa; ou
  6. Clique em “Benefício por Incapacidade” se essa opção aparecer na tela;
  7. Clique em “Serviços Disponíveis”;
  8. Selecione “Perícia Presencial por Não Conformação da Documentação Médica”:
Perícia médica presencial
(Fonte: Meu INSS)
  1. E siga os demais passos solicitados para agendar um dia e horário. 

Na hipótese de você enfrentar perícia presencial, é importante levar toda a documentação médica e comprobatória do seu problema de saúde no dia e horário agendados.

Quanto tempo demora a análise do INSS?

A análise documental do Atestmed e a concessão do auxílio-doença não é automática.

O INSS demora (em média) 30 dias para analisar seus documentos e responder pela concessão ou indeferimento do seu benefício por incapacidade temporária.  

Quanto mais completos e legíveis seus documentos médicos e pessoais estiverem, mais rápido o INSS poderá responder. 

Caso a resposta do INSS demore mais de 30 dias, converse com seu advogado previdenciário para avaliar a necessidade de entrar com um mandado de segurança.

O mandado de segurança é um procedimento conhecido como remédio constitucional. 

Ele tem o objetivo de acelerar a análise do seu pedido.

Como prorrogar o Atestmed INSS?

O governo reduziu o prazo do auxílio-doença concedido sem perícia médica presencial.

Até pouco tempo, quem precisava se afastar do trabalho por problemas de saúde podia solicitar o auxílio-doença por meio do Atestmed, com afastamento de até 180 dias.

E o benefício podia ser prorrogado, desde que dentro desse limite total de 180 dias.

Mas isso mudou após a publicação da MP (Medida Provisória) 1.303/2025, regulamentada pela Portaria Conjunta MPS/INSS 60, de 17 de junho de 2025.

Em um primeiro momento, o governo limitou a concessão do benefício por incapacidade temporária por análise documental, mudando de 180 dias para 30 dias.

Depois, a alteração foi de 30 dias para 60 dias, que é o prazo atual do benefício concedido por Atestmed.

Veja o que diz o artigo segundo da Portaria Conjunta MPS/INSS 60/2025:

Os beneficiários que tiverem auxílios por incapacidade temporária concedidos por meio de análise documental, ainda que de forma não consecutiva, não poderão ter a soma de duração dos respectivos benefícios superior a 60 dias.

Neste caso, se você precisar prorrogar seu auxílio-doença por Atestmed, saiba que o limite atual é de até 60 dias.

Se houver necessidade, você poderá ter, por exemplo, seu benefício concedido por 30 dias, prorrogado apenas por mais 30 dias. Isso desde que os períodos sejam consecutivos ou com um intervalo inferior a 15 dias.

Se o prazo ultrapassar 60 dias, você deverá passar por perícia médica presencial.

Atenção: a ampliação de 30 para 60 dias tem vigência limitada a 120 dias, contados a partir da data de publicação da Portaria Conjunta em 17 de junho de 2025. Ou seja, a vigência vai até 15 de outubro de 2025.

Após esse período, o limite volta a ser de 30 dias, de acordo com a Medida Provisória 1.303/2025.

Quantas vezes posso pedir o Atestmed?

Não existe um limite de vezes para solicitar o Atestmed no INSS.  

Se você tiver mais de um auxílio-doença concedido por Atestmed, o tempo total de duração desses benefícios não pode ultrapassar 60 dias.  

Se ultrapassar, o INSS irá encaminhá-lo para agendar uma perícia médica presencial.

Conclusão

Agora você já sabe que o Atestmed INSS é um serviço online criado para facilitar a solicitação do auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária). 

Ele foi implementado com o objetivo de agilizar a análise documental, evitando a necessidade de comparecer em uma agência do INSS.  

Se você precisa se afastar do trabalho por doença, acidente ou outra condição, o Atestmed INSS pode ser a solução para garantir seu benefício sem sair de casa.  

Com um processo menos burocrático, basta você ter sua documentação médica atualizada – emitida há menos de 90 dias, com diagnóstico por extenso ou CID da doença.  

Isso significa que você pode obter o auxílio-doença de forma rápida e segura, sem enfrentar filas ou gastar com deslocamentos desnecessários.  

Mas, atenção! Nem todos os pedidos são concedidos facilmente. 

Para aumentar suas chances de aprovação e evitar erros que possam atrasar seu benefício, entre em contato com um advogado especialista.  

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Aproveita e compartilha com quem também deve ficar por dentro do Atestmed INSS.

Abraço! E até a próxima.

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Registro Profissional de Jornalista nº 21240

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