Desde o segundo semestre de 2019, todos os agendamentos começaram a ser feitos de forma online, pelo site Meu INSS.
Com o agendamento no INSS pela Internet, você pode evitar ter que reservar metade de um dia só para conseguir agendar um horário na agência.
Mas, como faz para agendar online no Meu INSS? É muito complicado?
Se você prestar atenção nos detalhes que vou falar, você vai fazer seu agendamento com as mãos atrás das costas.
Sem falar que existem diversas possibilidades de serviços:
- Pedido de aposentadoria.
- Pedido de aposentadoria especial.
- Perícia para auxílio-doença.
- Pedido de aposentadoria por invalidez.
Continue comigo para descobrir essas informações sobre o agendamento no Meu INSS:
1. Como fazer o agendamento no Meu INSS?
Para agendar corretamente, siga este passo a passo que não vai ter erro, vamos lá!
1º passo – Acesse o site
Acesse o site do Meu INSS.

2º passo – Esteja logado no sistema
Quando você clicar em “Entrar com gov.br”, abrirá uma janela para você se cadastrar ou logar com uma conta já criada. Veja:

Se você não possui uma conta, basta clicar na opção e seguir as instruções. É bem rápido!
Também existem alguns serviços que não necessitam de senha, como é o caso dos agendamentos.

Dica: Eu aconselho você a já criar uma conta no portal.
É um processo que demora um pouco na primeira vez, mas depois facilita seu acesso a qualquer serviço e informação do INSS.
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O Ingrácio Advocacia aplica um método de profunda investigação jurídica, mapeamento de cenários e regularização de pendências para descobrir o caminho para sua melhor aposentadoria possível no INSS, evitando processos judiciais e direitos perdidos.
3º passo – Faça seus requerimentos
Após você estar logado, irá carregar a tela de serviços.

Então, você deve clicar em “Novo Pedido”, que vai abrir uma página com todas as possibilidades de aposentadorias para você fazer o requerimento.
Você também pode ver o estado da sua solicitação de atendimento clicando em “Consultar Pedidos”.
4º passo – Escolha seu serviço
Agora, vai aparecer uma lista grande de opções de atendimento.
Nela, tem várias opções. Se você quiser solicitar sua aposentadoria, você deve ir à opção Aposentadorias e CTC e Pecúlio.

Selecionada essa opção, você deve escolher qual tipo de aposentadoria é a melhor para o seu caso.

Na próxima tela, leia com atenção as informações.
Ali vão estar todos os seus dados cadastrais e informações de contato. Se tudo estiver certo, clique em avançar.
Na próxima página, constará o mínimo que você precisa para o seu atendimento, mas é somente o mínimo mesmo.
Muitos direitos precisam de outros documentos para que sejam comprovados.
Anotou e conferiu o mínimo que você precisa? Agora é só clicar em avançar, no canto inferior direito:

O INSS dá a opção de digitalizar os documentos, mas é importante ressaltar que esse procedimento é opcional e não vai afetar o resultado do seu pedido de aposentadoria.
Na Ingrácio Advocacia, preferimos digitalizar os documentos para manter os processos mais organizados e agilizar a análise.
5º passo – Preencha dados de contato
Agora, você deve conferir os dados e preencher suas informações de contato: celular, telefone fixo e e-mail.
É obrigatório deixar pelo menos uma forma de contato. Então, caso você não tenha celular, coloque o número do seu telefone fixo, e vice-versa.
Revise se as informações de contato estão certas. O INSS pode entrar em contato com você com base no que você preencheu.
Se estiver errado, você pode ser prejudicado.

Após isso, clique no botão avançar.
6º passo – Procure e escolha a agência mais próxima
Agora você deve encontrar a agência da previdência social mais próxima de você.
O site do INSS disponibiliza três opções para você encontrar a agência mais próxima:
- por CEP;
- por município;
- pela sua localização.
Priorize a procura por CEP ou por município, porque a procura por localização dá errado na maioria das vezes.
Após colocar as informações, selecione o botão “consultar” no canto inferior direito.
Selecione a agência mais próxima de você ou a mais cômoda e clique em avançar novamente.
Cuidado! Você tem apenas cinco minutos para selecionar alguma das agências, ou você terá que refazer seu agendamento.
Pronto! Depois disso é só seguir, revisar e confirmar todos os dados do agendamento.
Caso você não tenha digitalizado e anexado os documentos, leve a documentação necessária para comprovar seus direitos no dia do seu atendimento no INSS.
Importante: você também pode fazer o requerimento de aposentadoria totalmente pelo Meu INSS (de forma online), sem perder tempo em uma das agências do Instituto.
Dica: a documentação faz toda a diferença para sua aposentadoria. A falta dela pode fazer o INSS negar sua aposentadoria ou concedê-la com um valor menor.
Saber seus direitos e qual é a documentação comprobatória ajuda a evitar os 14 erros imperdoáveis no INSS.
2. Como agendar aposentadoria especial?
Você deve ter notado que em nenhum passo acima estava a opção de aposentadoria especial, certo?
Isso reforça o fato que é muito difícil conseguir uma aposentadoria especial sem precisar de um recurso administrativo ou processo na Justiça.
Para fazer um pedido de aposentadoria especial, marque a opção de atendimento para aposentadoria por tempo de contribuição e, quando você for ao INSS no dia marcado, solicite por escrito sua aposentadoria especial.
Mas, antes de ir, recomendo que você siga o passo a passo para aposentadoria especial: saber tudo que você tem direito, qual documentação você vai precisar e como comprovar o máximo possível ainda no INSS.
Caso você prefira fazer todo o processo de maneira online, nós temos um passo a passo de Como pedir sua aposentadoria especial pelo Meu INSS.
Está bem completo e fácil de entender!
3. Como agendar a perícia médica para auxílio-doença?
O processo para agendar um pedido de auxílio-doença difere das outras categorias de agendamentos, mas pode ficar sossegado que vou mostrar como fazer isso.
1º Passo – Entre no site do INSS
Abra o site do Meu INSS novamente. Nele, você deve clicar no ícone “Pedir Benefício por Incapacidade”.

Uma nova página vai abrir.
2º Passo – Escolha o serviço
Então, você deve escolher qual serviço referente ao auxílio-doença você quer agendar.
Se você já solicitou algum benefício por incapacidade antes, terá que clicar em “Novo requerimento”:

- Benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença): se você quer começar a receber um auxílio-doença.
- Perícia de prorrogação e transformação de espécie: se você já recebe o auxílio-doença, e quer prorrogá-lo ou transformar a espécie de auxílio-doença (trocar um auxílio-doença previdenciário para um auxílio-doença acidentário, por exemplo).
- Remarcar perícia: caso você precise reagendar a data da sua perícia médica.
- Perícia presencial por não conformação da documentação médica: você deve clicar nesta opção quando anexar atestado médico e documentos complementares para ter o auxílio doença sem a necessidade de procedimento médico (perícia inicial), mas foi constatada a necessidade de uma perícia presencial para verificar se você possui incapacidade laboral ou não.
- Benefício por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez): se você quer começar a receber uma aposentadoria por invalidez.
O processo para você agendar qualquer uma das solicitações acima é muito parecido.
Clicando em qualquer uma das quatro, uma nova página vai carregar.
3º Passo – Preencha seus dados
Você deve preencher todos os dados corretamente e, após fazer tudo certinho, é só clicar em confirmar.
4º Passo – Escolha a melhor agência
Agora é a hora de escolher onde a perícia será realizada.
Selecione seu Estado, seu município e a melhor agência para você realizar a perícia.
Depois, clique em avançar.
5º Passo – Dados do trabalho
No final, preencha alguns dados referentes ao seu trabalho.
O INSS pergunta essas informações, porque elas são importantes para analisar os requisitos necessários para você ter direito ao auxílio-doença.
São informações que podem influenciar na documentação que você precisa apresentar no dia da perícia.
Tudo preenchido? Maravilha!
Agora, atualize seus dados na última tela, que o atendimento para o seu pedido de auxílio-doença estará marcado.
Caso você deseje saber o resultado do seu auxílio-doença, confira nosso passo a passo: Como consultar o resultado do auxílio-doença no Meu INSS.
4. Como agendar aposentadoria por invalidez no INSS?
Como você viu no tópico acima, é possível pedir a aposentadoria por invalidez no Meu INSS.
Após selecionar o serviço de “Pedir Benefício por Incapacidade”, abrirá a seguinte tela:

Basta clicar em “Benefício por Incapacidade Permanente (Aposentadoria por Invalidez)” e seguir as instruções do site.
O procedimento é praticamente parecido com o da solicitação de auxílio-doença.
Você terá que ser submetido a uma perícia médica para confirmar a sua condição de saúde.
No dia da perícia, se o médico perito constatar que sua invalidez é permanente, sua aposentadoria por invalidez será concedida se você atender aos demais requisitos do benefício.
5. Como agendar pelo telefone do INSS?
Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre como agendar online um atendimento do INSS, você pode ligar para o número 135 e agendar sua aposentadoria por telefone.
Mas eu não recomendo isso como primeira alternativa.
O agendamento pelo telefone do INSS normalmente é demorado e você corre o risco de a ligação cair depois de 20 minutos na linha.
Além disso, tome cuidado, porque o único número do INSS é o 135.
O Instituto não usa nenhum outro número de telefone.
Preste atenção, porque os golpes estão aí e você deve se proteger de possíveis criminosos.
6. O que fazer antes de agendar no INSS?
Pronto!
Agendar online não é nenhum bicho de sete cabeças. Ficou até mais fácil e rápido do que ter que ir até uma agência só pra agendar seu primeiro atendimento no INSS.
Mas, antes de começar seu agendamento, vou deixar alguns artigos que podem ajudar você a evitar de perder dinheiro no INSS:
- Meu INSS: falhas e atualizações.
- Como pedir sua aposentadoria pela internet no Meu INSS.
- Como consultar o resultado do auxílio-doença no Meu INSS.
- Como pedir aposentadoria especial no Meu INSS.
- Como consultar o resultado da sua aposentadoria no Meu INSS.
Nesses conteúdos, a gente compartilha o essencial que todo mundo precisa saber antes de pisar no INSS.
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OAB/PR 26.214
Fundadora do Ingrácio Advocacia. Veio de uma origem humilde e tem 20 anos de experiência no previdenciário. Já ajudou milhares de pessoas a se aposentar.