Escolha uma Página

Aposentadoria por tempo de contribuição ou idade: qual é melhor?

por | Quero me aposentar, e agora? | 105 Comentários

E-BOOK GRÁTIS

Guia completo de como evitar 14 Erros Imperdoáveis no INSS.

Receber Agora

Aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição? Você sabe qual é a melhor?

No momento de se aposentar, é normal ter dúvida sobre qual tipo de aposentadoria escolher. Será que vale a pena esperar um pouco e se aposentar por idade?

Quero deixar claro como água a diferença entre elas e quando chegar no final deste artigo você vai entender as diferenças entre as duas, os benefícios e os contras de cada uma delas.

Vamos lá?!

Aposentadoria por idade

A primeira coisa que você precisa saber sobre a Aposentadoria por idade é que ela é concedida para os filiados ao INSS com pelo menos 60 anos (mulheres) e 65 (homens).

Tanto o homem como a mulher precisam ter no mínimo 180 contribuições mensais para ter direito a esta aposentadoria.

Perceba que eu falei 180 contribuições mensais e não 15 anos de tempo de contribuição. E isso faz diferença.

Para o INSS, conta como 1 mês de contribuição mesmo algum período, algum mês, que você tenha trabalhado apenas um dia no mês. Então se você teve um contrato de trabalho que durou apenas 1 dia, o mês inteiro irá contar como uma contribuição mensal.

Outro detalhe, é que se você trabalhar em dois lugares ao mesmo tempo, as contribuições não são contadas em dobro. Isso quer dizer que para a contagem de meses de contribuição não importa quantas contribuições, quantos empregos, você tenha ao mesmo tempo.

A Aposentadoria por Idade é a mais vantajosa para quem começou a contribuir mais tarde com o INSS. Quem começou a trabalhar muito jovem, normalmente tem aposentadorias mais vantajosas que a por idade,

Quanto você vai receber na aposentadoria por idade?

A forma de calcular esse tipo de aposentadoria, como todas as outras, é complexa. Mas você precisa entender o conceito e entender o que está acontecendo na sua aposentadoria.

O cálculo é feito levando em consideração 70% do valor da aposentadoria integral mais 1% para cada ano de contribuição. Assim, para receber o valor integral, é preciso ter contribuído por 30 anos (70% + 30% = 100%).

Mas olha, aposentadoria integral não significa o seu último salário. Aposentadoria integral significa a média aritmética dos 80% maiores salários de contribuição após a atualização monetária. Isso fora uma regra de limite mínimo de contribuições.

Então não espere que sua aposentadoria seja igual ao seu último salário.

Aposentadoria de trabalhadores rurais

Os trabalhadores rurais têm acesso à aposentadoria por idade quando atingem 60 anos (homens) e 55 anos (mulheres). Cinco anos antes da aposentadoria dos trabalhadores urbanos.

Mas tem um detalhe…

Para solicitar o benefício, é necessário que no momento que você completar todos os requisitos para esta aposentadoria (idade + 180 meses de contribuição) estar em atividade rural exercida.

O que importa é o momento que completa os requisitos. Se depois de completar, você se mudar para a cidade, ainda é possível solicitar a aposentadoria por idade rural. Mas isso, só com um bom advogado especialista em previdenciário.

Além disso, algumas decisões judiciais também podem flexibilizar o conceito do que é estar em atividade rural. 

Aposentadoria por tempo de contribuição

Você precisa entender esta aposentadoria, para não correr o risco de esperar pela aposentadoria por idade e não receber nada a mais.

Vou te mostrar agora a Aposentadoria por tempo de contribuição e quando ela pode valer mais a pena…

Este benefício tem algumas características próprias e pode dar o mesmo valor, um pouco menos ou muito menos que a aposentadoria por idade. Então você vai ter que analisar com calma e cuidado.

Mas tem alguns detalhes e existem pelo menos 3 formas da aposentadoria por tempo de contribuição.

Regra da Aposentadoria 30/35 anos de contribuição – A regra original

Para ter direito a este benefício, você precisa de pelo menos 35 anos de tempo de contribuição (homem) ou 30 anos (mulher).

Fácil entender, não é?

Nessa regra também não há necessidade de idade mínima para o benefício.

O grande vilão aqui pode ser o fator previdenciário que pode diminuir o valor da aposentadoria para quem se aposenta muito cedo a ponto de quem se aposenta com 50 anos pode ter um decréscimo de quase 50% no valor da aposentadoria.

Esta aposentadoria normalmente vale a pena para quem:

  • Sempre contribuiu com o salário mínimo.
  • Começou a trabalhar cedo e hoje não contribuiu para o INSS e está sem perspectiva de voltar a contribuir.
  • Tem quase nenhuma contribuição após julho de 1994.

Regra da Aposentadoria 85/95 Progressiva

Essa regra se livra do fator previdenciário e é um grande jogo para muitos trabalhadores.

Em 2015, a Lei Previdenciário mudou. E em um ponto mudou para melhor. Parece milagre, não é?

Nessa nova regra, além de olhar se o filiado preenche o requisito do tempo de contribuição, deve ser feita a soma da idade do indivíduo com o tempo de contribuição.

Se o resultado da soma for de, no mínimo, 85 pontos (mulher) e 95 pontos (homem) o fator previdenciário não vai incindir na sua aposentadoria.

Nesses casos, 999 em 1000 casos vai valer a pena se aposentar na hora.

Regra da Aposentadoria Proporcional

Outro caso, cada dia mais raro, é a aposentadoria por tempo de contribuição proporcional.

Esta modalidade, é uma fantasma da Lei Previdenciária em vigor antes de 1998.

Os requisitos são: idade, tempo de contribuição e pedágio.

Vou explicar!

A idade mínima é de 48 anos (mulher) e 53 anos (homem).

O tempo total de contribuição é de 25 (mulher) e 30 anos (homem). Cinco anos a menos que a regra original que falei lá em cima.

Pedágio que equivale a 40% do tempo que faltava para você se aposentar em 1998. É um adicional exigido porque a lei mudou.

Não vou entrar a fundo aqui, é raro hoje alguém que se enquadre nesta situação. Falei dela só para você saber que hoje praticamente não existe quem se aposente pela aposentadoria proporcional e está ficando mais raro e menos benéfico a cada dia que passa.

Aposentadoria e fator previdenciário

Ele é vilão das aposentadorias e pode cortar pela metade o valor delas.

O fator previdenciário é uma fórmula aplicável na renda mensal inicial da aposentadoria por tempo de contribuição. Foi criado pela Lei 9.876/99 e é utilizado para evitar que o trabalhador se aposente mais cedo do que deveria.

Pelo menos esta é a conversa que levou a sua aprovação pelo congresso.

Uma curiosidade, que pouca gente sabe, é que em alguns casos o fator previdenciário pode ser benéfico e aumentar o valor da aposentadoria. Achar um casos desses é como achar uma agulha no palheiro.

Cálculo do fator previdenciário

Você pode saber qual é o seu fator previdenciário aproximado aqui.

Essa fórmula não costuma ser muito vantajosa para os benefícios solicitados antes dos 55 anos de idade. Assim, quanto mais cedo você se aposentar, mais o fator previdenciário pode reduzir sua aposentadoria.

Por isso,  as aposentadorias que excluem o fator previdenciário (Aposentadoria Especial, Aposentadoria por Idade, Aposentadoria 85/95, etc.) pode ser tão benéficas e são tão desejadas pelos aposentados.

O cálculo do fator leva em consideração:

  • Idade do trabalhador.
  • Tempo de contribuição até o momento da aposentadoria
  • Expectativa estimada de sobrevida..

A aposentadoria mais vantajosa

Agora você mesmo consegue me responder. Como saber qual é a mais vantajosa:

Para isso é preciso analisar pelo menos:

  • Idade
  • Sexo
  • Os salários de contribuição
  • Tempo de contribuição
  • Condições de trabalho
  • As espécies de aposentadoria

Isso é o mínimo que você, ou seu advogado, precisa saber para responder se vale ou não a pena se aposentar por uma ou outra espécie de aposentadoria.

Em regra, a aposentadoria por tempo de contribuição pode ser uma boa opção para quem contribui muito perto do mínimo e para quem começou a trabalhar bem bem cedinho.

Nesse caso, poderá valer a pena abrir mão de receber o benefício integral e começar a receber ele antes de completar 65 anos (homem) ou 60 anos (mulher).

De outro lado, a aposentadoria por idade normalmente vale a pena para quem começou a trabalhar mais tarde, ou quem ficou muitos anos sem contribuir durante a vida.

Uma última dica. Você pode acabar lendo que o INSS é obrigado a orientar o trabalhador sobre qual modalidade de aposentadoria é mais benéfica. Isto é verdade, ele deveria orientar, mas não é o que acontece na realidade.

Muitas vezes o agente que atende no INSS não é especialista em previdenciário ou desconsidera os direitos que você só consegue judicialmente.

E então? Gostou do nosso post? Siga as nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro dos próximos assuntos e novidades!

Advogada Aparecida IngracioAparecida Ingrácio

OAB/PR 26.214
Advogada Previdenciária há mais de 20 anos. Sou apaixonada pela advocacia. Vim de uma origem humilde e hoje cuido de aposentadorias de todo Brasil.

 

Atendimento Previdenciário On-line em todo o Brasil. 

20+ Anos de experiência em Aposentadorias, Revisões, Pensão por Morte e Planejamento de Aposentadoria. INSS, Servidor Público e Militar.

Artigos Relacionados

Guia Aposentadoria Especial

Descubra o que você precisa saber sobre Aposentadoria Especial. O que é, como você pode conseguir e os documentos que você vai precisar no INSS

Oi?
O que você achou deste conteúdo, ficou alguma dúvida? Conte pra mim aqui nos comentários ↓

105 Comentários

  1. IVAN DE ARAÚJO

    Bom Dia!

    Excelentemente esclarecedor. Se precisar, já tenho um profissional para atendimento.

    Parabéns!

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Ivan.
      Sua opinião é muito importante! Assim sabemos que estamos no caminho certo.
      Quando precisar, estamos disponíveis!
      Abraço e bom dia!

  2. Debora

    Achei esse post bem esclarecedor a melhor explicação que já vi…
    Parabéns e obrigada….
    Gostaria de saber ,umalessoa queja contribuiu com o INSS mas hoje é empregada da prefeitura pode requerer benefício junto ao INSS?

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Debora.
      Sua opinião é muito importante! Assim sabemos que estamos no caminho certo.

      Muita gente tem dúvidas bem parecidas com a sua.
      Mas, para responder, a gente precisa de mais informações e detalhes.

      Minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://www.ingracio.adv.br/atendimento-on-line/.
      Este é o canal para respondermos dúvidas específicas que nem a sua.

      Abraço e bom dia!

  3. cintia

    Bom dia !!! por favor gostaria de uma informação a minha mae fez 60 anos e tem 30 anos e 4 meses de contribuição ? qual a melhor forma de se aposentar? por idade ou aquela contribuição 85/95 ? Obrigada

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigado pelo comentário, Cintia.
      Muita gente tem dúvidas bem parecidas com a sua.

      Mas, para responder, a gente precisa de mais informações e detalhes.

      Minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: https://ingracio.adv.br/atendimento-on-line/.
      Este é o canal para respondermos dúvidas específicas que nem a sua.

      Forte abraço!

  4. Josy

    Boa tarde!Meu marido contribui há 40 anos e tem 55 anos de idade,ele ja possui o direito de se aposentar?

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigado pelo comentário, Josy.
      Muita gente tem dúvidas bem parecidas com a sua.

      Mas, para responder, a gente precisa de mais informações e detalhes.

      Minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: https://ingracio.adv.br/atendimento-on-line/.
      Este é o canal para respondermos dúvidas específicas que nem a sua.

      Forte abraço!

  5. cintia

    BOM DIA !!! UMA DUVIDA MINHA MÃE TEM 60 ANOS E 30 ANOS E 4 MESES DE CONTRIBUIÇÃO QUAL A MELHOR FORMA DE SE APOSENTAR POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO OU POR IDADE ?

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigado pelo comentário, Cintia.
      Muita gente tem dúvidas bem parecidas com a sua.

      Mas, para responder, a gente precisa de mais informações e detalhes.

      Minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: https://ingracio.adv.br/atendimento-on-line/.
      Este é o canal para respondermos dúvidas específicas que nem a sua.

      Forte abraço!

  6. Valdir F. Garcia

    Boa noite.
    Dr. Aparecida por gentileza me tire uma duvida.
    A um ano atrás foi concedido minha aposentadoria mas nao aceitei e continuo a contribuir como facultativo e também não dei baixa, após pagar mais dois anos posso pedir um novo calculo sem fazer o cancelamento ou o INSS so ira faze novo calculo c/ um novo pedido de aposentadoria, como proceder nesse caso ?

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Valdir.
      Muita gente tem dúvidas bem parecidas com a sua.

      Mas, para responder, a gente precisa de mais informações e detalhes.

      Minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: https://ingracio.adv.br/atendimento-on-line/.
      Este é o canal para respondermos dúvidas específicas que nem a sua.

      Forte abraço!

  7. Walmir

    Tenho 51 anos de idade e mês que vem completo 35 anos de contribuição no INSS . Pela regra da pontuação tenho 86 pontos . O que é melhor , eu entrar com o pedido do beneficio ja no mês que vem ou aguardar a regra da pontuação ???

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigado pelo comentário, Walmir.
      Muita gente tem dúvidas bem parecidas com a sua.

      Mas, para responder, a gente precisa de mais informações e detalhes.

      Minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: https://ingracio.adv.br/atendimento-on-line/.
      Este é o canal para respondermos dúvidas específicas que nem a sua.

      Forte abraço!

  8. REGINA NOGUEIRA BUENO

    EU TENHO 55 ANOS E 29 ANOS E 3 MESES DE CONTRIBUIÇÃO.
    COMO FUNCIONA?
    EU CONSIGO ME APOSENTAR COM O TETO MÁXIMO?
    SE PUDER ME EXPLICAR MELHOR LHE AGRADEÇO POIS SOU LEIGA NO ASSUNTO.

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigado pelo comentário, Regina.
      Muita gente tem dúvidas bem parecidas com a sua.

      Mas, para responder, a gente precisa de mais informações e detalhes.

      Minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: https://ingracio.adv.br/atendimento-on-line/.
      Este é o canal para respondermos dúvidas específicas que nem a sua.

      Forte abraço!

  9. Luciana L. O. Garcia

    Boa tarde!
    tenho 24 anos 11 meses e 10 dias de tempo no INSS somando na regra 30/35 faltam 5 anos e 20 dias de pagamento para eu requerer minha aposentadoria, faltam 12 pontos. Tenho 48 anos estou sem emprego e sem pagar o INSS, compensa eu requerer aposentadoria proporcional?
    obrigada

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigado pelo comentário, Luciana.
      Muita gente tem dúvidas bem parecidas com a sua.

      Mas, para responder, a gente precisa de mais informações e detalhes.

      Minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: https://ingracio.adv.br/atendimento-on-line/.
      Este é o canal para respondermos dúvidas específicas que nem a sua.

      Forte abraço!

  10. ANGELA MARIA SILVA

    Bom dia. Tenho 30 anos de contribuição e 54 anos de idade. consigo minha aposentadoria por tempo de contribuição ainda este ano de 2018?

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigado pelo comentário, Angela Maria.
      Muita gente tem dúvidas bem parecidas com a sua.

      Mas, para responder, a gente precisa de mais informações e detalhes.

      Minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: https://ingracio.adv.br/atendimento-on-line/.
      Este é o canal para respondermos dúvidas específicas que nem a sua.

      Forte abraço!

  11. FRANCISCA ERIDAM MAIA

    Olá amigos! me chamo Eridam, tenho 49 anos de idade e 29 anos de contribuição, estou na esperação de me aposentar daqui a um ano por tempo de contribuição? Será possivel?

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigado pelo comentário, Francisca.
      Muita gente tem dúvidas bem parecidas com a sua.

      Mas, para responder, a gente precisa de mais informações e detalhes.

      Minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: https://ingracio.adv.br/atendimento-on-line/.
      Este é o canal para respondermos dúvidas específicas que nem a sua.

      Forte abraço!

  12. Teodora

    Dora Monteiro vou fazer 60 anos em 2019 tenho 23anos de contribuição .estou trabalhando registrada . Vou me aposentar com salário mínimo ou mais.Boa noite

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigado pelo comentário, Teodora.

      Se você está com dúvidas sobre a sua aposentadoria, a gente pode te ajudar.
      Mas precisamos de mais informações e detalhes.

      Minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: https://ingracio.adv.br/atendimento-on-line/.
      Este é o canal para respondermos dúvidas específicas que nem a sua.

      Forte abraço!

  13. Luis Viana

    No caso de ter 30 anos e 1 mês de tempo de contribuição e 83 pontos sendo que a pessoa fará 54 anos em novembro e completará mais um ano em junho de 2019, quando então a pontuação para mulheres passa a ser 86 e considerando que nos últimos 180 ela contribui para o INSS e que o valor esteve na maior parte do tempo acima de cinco salários mínimos seria vantajoso ela dar entrada no pedido de aposentadoria? haveria diferença de valor significativo?

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigado pelo comentário, Luis.

      Para responder sua dúvida, a gente precisa de mais informações e detalhes.

      Minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: https://ingracio.adv.br/atendimento-on-line/.
      Este é o canal para respondermos dúvidas específicas que nem a sua.

      Forte abraço!

  14. Laudicea Fernandes da Silva Oliveira

    Boa tarde!
    Meu nome é Laudiceia
    Tenho 30 anos de contribuição e 46 anos de idade. Quando poderei pedir minha aposentadoria?

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigado pelo comentário, Laudicea.
      Muita gente tem dúvidas bem parecidas com a sua.

      Mas, para responder, a gente precisa de mais informações e detalhes.

      Minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: https://ingracio.adv.br/atendimento-on-line/.
      Este é o canal para respondermos dúvidas específicas que nem a sua.

      Forte abraço!

  15. VANESSA CORREA DOMINGUES

    Bom dia
    Minha mâe tem 61 anos tem 17 de carteira deu entrada na aposentadoria por idade e foi negada , alegaram que falta 32 meses de recolhimento os patrôes não recolheram , como deve preceder agora ?

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Vanessa.
      Desejo que esteja tudo bem com a sua mãe.

      Muita gente tem dúvidas bem parecidas com a sua.
      Mas, para responder, a gente precisa de mais informações e detalhes.
      Minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://www.ingracio.adv.br/atendimento-on-line/.
      Este é o canal para respondermos dúvidas específicas que nem a sua.

      Abraço e bom dia!

  16. Rosangela Roque da Silva

    Ola, tenho de contribuição hoje 31 anos e 5 meses, de idade 49 anos e 8 meses, qual a melhor opção para eu me aposentar?

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Rosangela.
      Muita gente tem dúvidas bem parecidas com a sua.

      Mas, para responder, a gente precisa de mais informações e detalhes.

      Minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://www.ingracio.adv.br/atendimento-on-line/.
      Este é o canal para respondermos dúvidas específicas que nem a sua.

      Abraço e bom dia!

  17. VANESSA CALDARELLI

    Boa tarde!
    Minha mãe tem 60 anos porém somente 5 anos de contribuição, ela é do lar a muitos anos, ela consegue se aposentar?

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Vanessa.
      Desejo que esteja tudo bem com você e sua mãe.

      Muita gente tem dúvidas bem parecidas com a sua.
      Mas, para responder, a gente precisa de mais informações e detalhes.
      Minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://www.ingracio.adv.br/atendimento-on-line/.
      Este é o canal para respondermos dúvidas específicas que nem a sua.

      Abraço e bom dia!

  18. lea obara

    Olá ! Boa noite
    Completo 60 anos no final deste mês. Tenho 10 anos de contribuições com carteira assinada e 182 contribuições como contribuinte facultativo . Minha contribuição geralmente é quase um salário mínimo (1.000.00 reais por mês) .
    Gostaria de saber se é melhor se aposentar pelo regra 85/95 ou calcular pelos últimos 80 salários de contribuições ?
    Desde já muito obrigada.

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, LEa.
      Muita gente tem dúvidas bem parecidas com a sua.

      Mas, para responder, a gente precisa de mais informações e detalhes.

      Minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://www.ingracio.adv.br/atendimento-on-line/.
      Este é o canal para respondermos dúvidas específicas que nem a sua.

      Abraço e bom dia!

  19. Kathy Barretto

    Tenho 63 anos e 11 meses de idade e quase 22 anos de contribuição. Entrei com pedido de aposentadoria por idade, mas eu posso ter direito a outro tipo mais vantajoso, como a 85/95? Como faço para consultar um advogado previdenciário? Meu pedido está em análise. tenho medo de estar fazendo a coisa errada.

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Kathy.
      Muita gente tem dúvidas bem parecidas com a sua.

      Mas, para responder, a gente precisa de mais informações e detalhes.

      Minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://www.ingracio.adv.br/atendimento-on-line/.
      Este é o canal para respondermos dúvidas específicas que nem a sua.

      Abraço e bom dia!

  20. Mirian

    Boa noite, tenho 33 anos e apenas 2 anos de contribuição realizada quando tinha carteira assinada. Estou desempregada e desde o fim de 2016 venho pagando a Guia de previdência Social na opção facultativa de alícota de 11%. Porém tenho dúvida se é a opção mais vantajoso para meu caso. Eu devo continuar pagando a alícota de 11% facultativa ou a de 20% que assegura a aposentadoria também por tempo de contribuição?

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Mirian.
      Muita gente tem dúvidas bem parecidas com a sua.

      Mas, para responder, a gente precisa de mais informações e detalhes.

      Minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://www.ingracio.adv.br/atendimento-on-line/.
      Este é o canal para respondermos dúvidas específicas que nem a sua.

      Abraço e bom dia!

  21. Lucas Toledo

    Olá, muito boa a explicação. Mas tenho uma dúvida: como faço cálculos para contribuições anteriores a 1994? O site do INSS só faz cálculos para salários a partir de julho de 1994 (07/1994).

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Lucas.

      Nas regras atuais para o cálculo de aposentadoria são considerados apenas os salários de contribuição a partir de julho de 1994. Acredito que se você quiser contar esses períodos anteriores a julho/1994 teria que buscar um programa de cálculo previdenciário ou ir em alguma advocacia que faça esse cálculo para você.

      Para mais informações, minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://bit.ly/2Tdwl7t
      Este é o canal para respondermos dúvidas específicas que nem a sua.

      Abraço e bom dia!

  22. Carla

    Bom dia tenho 49 anos e 31 anos de contribuição, qual seria milha melhor opção para me aposentar?

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Carla.

      Acredito que a melhor aposentadoria pra você seja por tempo de contribuição.
      Para mais informações e detalhes, minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://bit.ly/2Tdwl7t
      Este é o canal para respondermos dúvidas específicas que nem a sua.

      Abraço e bom dia!

  23. Médully Magnante

    Bom Dia! Meu esposo tem 36 anos, sendo 13 anos de carteira assinada. Agora ficou desempregado e está trabalhando como corretor de imóveis. Pergunto:

    – Ele poderá contribuir como contribuinte individual?
    – Para isso, obrigatoriamente ele precisa ter um cadastro na prefeitura?
    – Vale a pena pensar em aposentadoria por tempo de contribuição?
    – Com qual código?
    – Ele pode contribuir todos os meses com 20% do salário minimo?
    – Valeria a pena ele contribuir com atrasados de anos anteriores?

    Muito obrigada!

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Médully.
      Para agilizar o nosso tempo de resposta, aumentamos nossa equipe de atendimento.

      Se você ainda tiver com dúvidas, minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://bit.ly/2Tesreh
      Este é o canal para o nosso atendimento online.

      Abraço e bom dia!

  24. Soraya

    Contribui 23 anos trabalhando em empresa privada, faltando 7 anos para a aposentadoria pois tenho 41 anos, qual a melhor forma de contribuir estes 7 anos que faltam para me aposentar, pago o carne com o valor mínimo, ou preciso pagar sobre o valor que era meu salário para ter uma aposentadoria melhor ?

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Soraya.
      Para agilizar o nosso tempo de resposta, aumentamos nossa equipe de atendimento.

      Se você ainda tiver com dúvidas, minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://bit.ly/2Tesreh
      Este é o canal para o nosso atendimento online.

      Abraço e bom dia!

  25. Jéssica Costa

    Bom dia, gostaria de saber mais sobre a Regra da Aposentadoria Proporcional, meu pai tem 53 anos de idade, 35 anos de contribuição, e até 1998 pelos cálculos que fiz ele tinha 18 anos de contribuição faltando 12 para 30 conforme a Lei, com o adicional de 40%, daria quase 35 anos de contribuição. No meu entender ele já pode se aposentar. Mas é vantajoso essa opção? Ele receberia 100% das contribuições ou nesse caso também se aplica o fator previdenciário? Poderia me ajudar? Grata desde já.

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Jéssica.
      Para agilizar o nosso tempo de resposta, aumentamos nossa equipe de atendimento.

      Se você ainda tiver com dúvidas, minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://bit.ly/2Tesreh
      Este é o canal para o nosso atendimento online.

      Abraço e bom dia!

  26. Shirley Fonseca Martins

    Tenho vinte anos de contribuições
    E cinquenta e sete de idade
    Posso pedir a minha aposentadoria ?

    Responder
    • admin

      Boa tarde, Shirley! A aposentadoria por idade apresenta os seguintes requisitos: o mínimo de 180 contribuições mensais (15 anos) e o fator idade (60 anos para mulher e 65 anos para homem), conforme artigo 225, IN 77/2015. Desta forma, no momento a sra. ainda não preenche um dos requisitos (fator idade) para a concessão do benefício previdenciário. Recomendamos que procure um advogado especialista em Direito previdenciário para se informar melhor sobre as possibilidades futuras. Espero ter esclarecido suas dúvidas!

    • Sabrina

      Boa tarde,meu marido tem 15 anos de contribuiçao e 36 anos de idade.Sempre trabalhou de carteira assinada,agora ele ta trabalhando por conta propria,fomos ao INSS para vê qual o codigo a pagar o valor,mas saimos de la mais confuso do que entramos,.Queria saber o que é melhor ele fazer,como pagar e qual usar,para qdo for a hr de aposentar ,ele ter um beneficio mais vantajoso.Obrigada

    • Ingrácio Advocacia

      Obrigado pelo comentário, Sabrina.
      Muita gente tem dúvidas bem parecidas com a sua.

      Mas, para responder, a gente precisa de mais informações e detalhes.

      Minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: https://ingracio.adv.br/atendimento-on-line/.
      Este é o canal para respondermos dúvidas específicas que nem a sua.

      Forte abraço!

    • Teresa Tompes

      Meu maria tem 65 anos , fez agora em setembro, e 45 de contribuição, qual aposentadoria é mais vantajosa, será que por contribuição ele ultrapassa o teto, por favor me ajude, muito obrigada.

    • Ingrácio Advocacia

      Obrigado pelo comentário, Teresa.
      Muita gente tem dúvidas bem parecidas com a sua.

      Mas, para responder, a gente precisa de mais informações e detalhes.

      Minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: https://ingracio.adv.br/atendimento-on-line/.
      Este é o canal para respondermos dúvidas específicas que nem a sua.

      Forte abraço!

  27. ROSELI SCHREINER

    Bom dia, cresci e moro no meio rural, trabalho no sitio e também com carteira assinada na cidade, tenho 15 anos 9 meses e 27 dias de contribuição, dando um total 57 pontos, será que consegui me aposentar ? tenho quase 42 anos, Agradeço se puder me ajudar.

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Roseli.
      Para agilizar o nosso tempo de resposta, aumentamos nossa equipe de atendimento.

      Se você ainda tiver com dúvidas, minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://bit.ly/2Tesreh
      Este é o canal para o nosso atendimento online.

      Abraço e bom dia!

  28. Alvaro Rodrigues

    Tenho 59 anos e 8 meses. Daqui a 5 meses completarei 30 anos de contribuição.
    Sempre contribui com o máximo, porém nos ultimos 5 anos tenho contribuido com o mínimo.
    Pergunto:
    1)como nos ultimos 60 meses contribui com o mínimo, isso vai influenciar muito negativamente no cálculo da minha aposentadoria ?
    2)No meu caso parece ser mais vantajoso me aposentar na regra 85/95 Progressiva ?

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Alvaro.
      Para agilizar o nosso tempo de resposta, aumentamos nossa equipe de atendimento.

      Se você ainda tiver com dúvidas, minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://bit.ly/2Tesreh
      Este é o canal para o nosso atendimento online.

      Abraço e bom dia!

  29. jose vieira da silva

    boa tarde gostaria de saber se meu pai já pode se aposentar, ele tem 22 anos de contribuição e vai fazer 65 anos dia 07/19/18, ele pode se aposentar com a idade e o tempo?

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, José.
      Para agilizar o nosso tempo de resposta, aumentamos nossa equipe de atendimento.

      Se você ainda tiver com dúvidas, minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://bit.ly/2Tesreh
      Este é o canal para o nosso atendimento online.

      Abraço e bom dia!

  30. Claudia Valeria

    Tenho 46 anos, 22 anos de carteira assinada, tive 3 anos de estagio sem carteira, que creio nao vai contar. Quantos anos faltam para me aposentar? Obrigada.

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Claudia.
      Para agilizar o nosso tempo de resposta, aumentamos nossa equipe de atendimento.

      Se você ainda tiver com dúvidas, minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://bit.ly/2Tesreh
      Este é o canal para o nosso atendimento online.

      Abraço e bom dia!

  31. justino pereira da silva

    tenho 28 anos de trabalho sendo que 25 anos e isalubre ja tenho direito de aposentar tenho 50 anos

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Justino.
      Para agilizar o nosso tempo de resposta, aumentamos nossa equipe de atendimento.

      Se você ainda tiver com dúvidas, minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://bit.ly/2Tesreh
      Este é o canal para o nosso atendimento online.

      Abraço e bom dia!

  32. joremnildo siqueira d oliveira filho

    Olá boa tarde, minha cunhada completou 15 anos de contribuição ( 180 MESES ) porem esta com 57 anos, caso ela pare de contribuir pois ja alcançou as 180 contribuições para se aposentar por idade, ela perde algum direito, como assistência saúde, etc.
    obrigado e boa tarde

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Joremnildo.
      Para agilizar o nosso tempo de resposta, aumentamos nossa equipe de atendimento.

      Se você ainda tiver com dúvidas, minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://bit.ly/2Tesreh
      Este é o canal para o nosso atendimento online.

      Abraço e bom dia!

  33. Maria Aparecida Santos

    Bom dia, tenho 28 anos e 5 meses de contribuição, e gostaria de saber qual seria mais vantajoso a de tempo de contribuição ou a idade pois completarei 60 em 2019.

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Maria.
      Para agilizar o nosso tempo de resposta, aumentamos nossa equipe de atendimento.

      Se você ainda tiver com dúvidas, minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://bit.ly/2Tesreh
      Este é o canal para o nosso atendimento online.

      Abraço e bom dia!

  34. Fabricio Souza

    Olá!
    Gostaria de saber como contribuir para completar o tempo de 180 contribuições.

    Uma mulher com 54 anos e 13 anos de contribuição, pode contribuir como autônoma para se aposentar quando completar 60 anos?

    Obrigada desde já.

    Responder
    • admin

      Boa tarde, Fabricio! Respondendo a sua pergunta, sim, é possível uma mulher se aposentar com 60 anos tendo contribuído por 15 anos (180 meses). Essa aposentadoria será por idade, conforme artigo 225, IN 77/2015.

      Se a pessoa trabalhar por conta própria, deverá contribuir como autônomo (atualmente conhecido como contribuinte individual). Não havendo atividade remunerada, o INSS permite a contribuição como segurado facultativo.

      Para os dois casos é necessário comprar um carnê de Guia da Previdência Social, utilizar o código 1007, se contribuinte individual, ou 1406, se facultativo, e pagar o valor de, no mínimo, 20% do salário mínimo (será, aproximadamente, R$190,80). Pagando esse valor mensal, o segurado terá direito à aposentadoria por idade ou aposentadoria por tempo de contribuição, o valor da aposentadoria poderá ser acima de um salário mínimo.

      Também existe a opção de contribuir com 11% sobre o salário mínimo (R$ 104,94 reais), utilizando os códigos 1163, se contribuinte individual, ou 1473, se facultativo, tendo direito ao recebimento da aposentadoria por idade quando completados os requisitos, porém, é importante observar que pagando esta alíquota o segurado não tem direito à aposentadoria por tempo de contribuição e nem tem direito de utilizar este tempo para outros regimes de previdência social e o valor do benefício será equivalente a um salário mínimo. Espero ter esclarecido as suas dúvidas!

    • Maria Silveira

      Ola , sou contribuinte individual, completo 60 anos em abril 2019 e tenho 202 contribuiçoes .
      Ja que pelo opção de 11% do salário minimo nao posso aposentar por tempo de contribuição. Preciso continuar contribuindo até completar os 60 anos ? ou posso suspender a contribuição ? Se continuar contribuindo vou receber mais que um salario ?

    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Maria.
      Para agilizar o nosso tempo de resposta, aumentamos nossa equipe de atendimento.

      Se você ainda tiver com dúvidas, minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://bit.ly/2Tesreh
      Este é o canal para o nosso atendimento online.

      Abraço e bom dia!

    • CLAUDIO DE LIMA

      FUI GUARDA DE AUTOMÓVES EM CAMPINAS, 2 ANOS EXERCENDO ATIVIDADES DE GUARDA DE AUTOMÓVEIS, NA CIDADE, PRESTANDO SERVIÇO AO MUNICIPIO JUNTO COM GUARDA CIVIL DA EPÓCA,SE EU CONSEGUIR PROVA COM MIHAS DOCUMENTAÇÕA, CARTEIRA FUNCIONAL DE GUARDINHA, CARTA DE ENTIDADE DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO,OUTRAS PROVAS, ESTE SERVIÇO HOJE EQUIVALE AOS AMARELINHOS DE TRANSITO,,,NA VERDADE FIQUEI 4 ANOS, OUTROS 2 ANOS, FOI COM TRABALHO EM BANCOS, LOJAS, ETC..
      ESTE APERIDO FOI 1968 A 1971…JA FIZ PROCESSO ADMINSITRATIVO PEDINDO O TEMPO ACIMA, INSS, É CLARO QUE NEGARAM, BANDO DE LADRÃOES INSS, BURACO NEGRO , CHEIO DE MARACUATAIS DE LADRÕES POLÍTICOS..SE INCOPORAR 2 ANOS, ME APOSENTO A ANO QUE VEM.
      CLAUDIO DE LIMA- CONTADOR.

    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Claudio.
      Para agilizar o nosso tempo de resposta, aumentamos nossa equipe de atendimento.

      Se você ainda tiver com dúvidas, minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://bit.ly/2Tesreh
      Este é o canal para o nosso atendimento online.

      Abraço e bom dia!

  35. Adriana Furtado

    OLA, MINHA MAE TEM 64 ANOS E TEM 24 ANOS 1 MES E 25 DIAS DE CONTRIBUIÇÃO, A MELHOR APOSENTADORIA É POR IDADE OU POR CONTRIBUICAO?

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Adriana.
      Para agilizar o nosso tempo de resposta, aumentamos nossa equipe de atendimento.

      Se você ainda tiver com dúvidas, minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://bit.ly/2Tesreh
      Este é o canal para o nosso atendimento online.

      Abraço e bom dia!

  36. Enoque Cavalcante

    tenho 62 anos, 21 anos de contribuição no INSS e 13 anos de contribuição como funcionario publico ,na função de Guarda Municipal; tenho as gratificações de periculosidade e adicional noturno,quando poderei me aposentar? se no salario terei as gratificações?antecipando, muito obrigado e boa noite.

    Responder
    • admin

      Boa tarde senhor Enoque! O senhor poderá solicitar uma CTC junto ao órgão para o qual o senhor contribui atualmente na função de Guarda Municipal e apresentar esse documento ao INSS para que haja a averbação do período de 13 anos de contribuição em sua contagem. Considerando o período de 21 anos de tempo de contribuição e os 13 anos de funcionário público, o senhor tem, ao total, 34 anos de tempo de contribuição. O mínimo necessário são 35 anos de tempo de contribuição, então, agora, o senhor ainda não possui direito ao benefício previdenciário.

      Porém, quando o senhor completar 35 anos de tempo de contribuição terá direito a aposentadoria por pontos, uma vez que, somando a sua idade (62 anos) mais o tempo de contribuição (35), o senhor terá o equivalente a 97 pontos, o mínimo são 95 pontos, se homem e 85 pontos, se mulher. As gratificações serão incorporadas ao seu salário, mas para a contagem da aposentadoria o salário do senhor será limitado ao teto do INSS, valor atual R$ 5.645,81. Espero ter esclarecido suas dúvidas!

  37. Maria Nilce Dos Santos

    Boa tarde tenho 24 anos contribuído 5 deles com insalubre aí tenho mais 1 anos totalizando 25 tenho o ppp e 60 anos qual a melhor por idade ou proporcional desde já muito obrigado

    Responder
    • admin

      Boa tarde dona Maria! Não temos como lhe orientar sobre qual delas é financeiramente mais vantajosa porque não sabemos como foram feitas as suas contribuições. Normalmente a aposentadoria proporcional tende a ser menos vantajosa, porém não podemos garantir isso no caso da senhora. Procure um advogado especialista em direito previdenciário para lhe orientar melhor sobre isso. Espero ter esclarecido suas dúvidas!

  38. conceição gonçalves da silva

    Meu irmão aposentou a 7 anos com 52 anos..Na época com o fator previdenciário e as pessoas falando que quem não se aposentasse seria difícil conseguir depois, ele infelizmente aposentou com o fator previdenciário. Pois bem na época ele ganhava mais 2.800,00 e fizeram a absurda estimativa de que ele viveria mais ou menos 29 anos. Hoje ele está com o salario de 1,500.00 . Pois bem depois da aposentadoria ele continuou trabalhando e a empresa aumentou muito o salário dele . Trabalhou até o m~es passado quando foi mandado embora da empresa. Hoje ele está com o salario da aposentadoria de 1.500,00. Tem como ele pedir uma revisão no inss para ver se consegue aumentar a aposentadoria :
    –A aposentadoria foi feita nos 80 maiores salários .Sendo que ele trabalhou 36 anos 7 meses e 3 dias.
    –Tem como ele olhar no inss se eles consideram o salario da vida toda.
    —Foi uma época de muita especulação na época da aposentadoria com esse absurdo fator previdenciario
    –Se tivesse sido orientado e trabalhado até hoje o salario seria ideal se manter e sustentar a família pois com o fator 95 o salario seria bem melhor.
    ___ Trabalhou de guarda durante um período e tem pp
    ____ Trabalhou na mineradora vários anos com ppp.

    Atenciosamente

    conceição gonçalves da silva

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Conceição.
      Para agilizar o nosso tempo de resposta, aumentamos nossa equipe de atendimento.

      Se você ainda tiver com dúvidas, minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://bit.ly/2Tesreh
      Este é o canal para o nosso atendimento online.

      Abraço e bom dia!

  39. Luisa Magnum

    Tenho 20 anos, 5 meses e 20 dias de contribuicao. Precisaria de mais 9 anos, 6 meses e 10 dias de contribuicao para solicitar aposentadoria. Seria melhor entao aposentar por idade? Tenho 54 anos e faltariam 6 anos. Em termos de valor qual seria a melhor opcao? Obrigada!

    Responder
    • admin

      Boa tarde, Luisa! Não temos como responder a sua pergunta, uma vez que o cálculo feito para identificar a renda mensal que você terá em cada uma dessas aposentadorias possui inúmeras variáveis. Indicamos que você procure um advogado especialista em direito previdenciário para pedir orientações sobre qual aposentadoria seria financeiramente mais vantajosa ou solicite a ele um planejamento previdenciário.

  40. Renata

    Meu pai tem 65 de idade e 35 de contribuição. Completou os dois juntos

    O melhor então é pedir aposentadoria por idade?

    Responder
    • admin

      Boa tarde, Renata! Com base nas informações que você apresentou, o seu pai já possui direito a aposentadoria por idade e a aposentadoria por tempo de contribuição sem a incidência do fator previdenciário (mais conhecida como aposentadoria por pontos 85/95). De um modo geral, a aposentadoria por pontos tende a ser mais vantajosa, mas esse cálculo precisa ser feito com base nas contribuições vertidas por seu pai durante todo o período contributivo. Por essa razão, procure um advogado especialista em direito previdenciário para verificar qual dessas aposentadorias, se por idade ou por pontos, é financeiramente mais vantajosa ao seu pai.

  41. BOA TARDE IREI FAZER 60 ANOS EM 2019, GOSTARIA DE SABER SE VALE A PENA PEDIR APOSENTADORIA POR IDADE.

    BOA TARDE IREI FAZER 59 ANOS EM NOVEMBRO E TENHO 27 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO , SERÁ QUE É MELHOR PEDIR A MINHA APOSENTADORIA ANO QUE VEM QUANDO COMPLETAR 60 ANOS.

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Germana.
      Para agilizar o nosso tempo de resposta, aumentamos nossa equipe de atendimento.

      Se você ainda tiver com dúvidas, minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://bit.ly/2Tesreh
      Este é o canal para o nosso atendimento online.

      Abraço e bom dia!

  42. Ivana

    Olá bom dia! Sou professora (Ensino Fundamental). Vou completar 48 anos este ano 2018, e em janeiro de 2019 já terei 25 anos de contribuição, qual a melhor forma de requerer minha aposentadoria? Ivana

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Ivana.
      Para agilizar o nosso tempo de resposta, aumentamos nossa equipe de atendimento.

      Se você ainda tiver com dúvidas, minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://bit.ly/2Tesreh
      Este é o canal para o nosso atendimento online.

      Abraço e bom dia!

  43. ISABEL lima

    Olá, muito bom artigo. Tenho uma dúvida: meu pai se aposentou por tempo de serviço e continuou trabalhando. Ele trabalha desde os 14 anos(nasceu em 49). Ele esta querendo revisar a aposentadoria e aposentar por idade. Compensa? Falaram que ele ficaria 4 meses sem receber quando desse entrada(??). Ele esta em duvida se faz ou não.

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Isabel.
      Para agilizar o nosso tempo de resposta, aumentamos nossa equipe de atendimento.

      Se você ainda tiver com dúvidas, minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://bit.ly/2Tesreh
      Este é o canal para o nosso atendimento online.

      Abraço e bom dia!

  44. Nilzete Lima

    Uma professora com 25 anos de contribuição em alfabetização e 63 nos de idade, é melhor pedir aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição?

    Responder
    • admin

      Olá Nilzete! Um de nossos especialistas estará entrando em contato com você em breve.

  45. Tamires

    Quem se aposenta por idade em
    Caso de morte, a viuva mesmo já sendo aposentada pode receber a pensao do falecido

    Responder
    • Ingrácio Advocacia

      Obrigada pelo comentário, Tamires.
      Para agilizar o nosso tempo de resposta, aumentamos nossa equipe de atendimento.

      Se você ainda tiver com dúvidas, minha dica é que você entre em contato diretamente com a gente através deste link: http://bit.ly/2Tesreh
      Este é o canal para o nosso atendimento online.

      Abraço e bom dia!

  46. Zenaide Gonçalves de Assis

    Informações simples, mas porém eficazes. Muito obrigada”

    Responder
  47. Lucia Mion

    Muito Bom!!!!!

    Responder
  48. SAMANTHA ISRAEL

    Excelente explicação!

    Responder
  49. Carlos Alberto Ribeiro de Oliveira

    Eu tenho 62 anos de idade e trabalho desde cedo eu posso me aposentar? Qual a melhor opção, por idade ou por contribuição? Obrigado, bom dia!

    Responder
    • Carlos Alberto Ribeiro de Oliveira

      Gostei, mas ainda tenho dúvidas preciso entender e de mais informações, é muito complicado.

    • admin

      Olá Carlos! Um de nossos especialistas já está entrando em contato com você.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Quais são os documentos necessários para aposentar? - […] Aposentadoria por Idade […]
  2. "Aposentadoria" para pessoa de baixa renda: Quem tem direito ao LOAS - […] 15 anos para aposentadoria por idade. […]
  3. Benefícios previdenciários: saiba como declarar - Ingrácio Advocacia - […] aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, especial e por invalidez; […]
  4. Aposentadoria por idade: Entenda como funciona - Ingrácio Advocacia - […] obrigatórios ou esperar mais algum tempo. O que a aposentadoria por idade tem de melhor que a aposentadoria por tempo de contribuição?…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *