Escolha uma Página

Você ainda está em dúvida se precisa ou não de ajuda no seu caso previdenciário? É para isso que o advogado previdenciário existe!

Eu sei, escolher um profissional que faça a diferença não é fácil, mas se você está nessa saga, é melhor você conhecer as 10 perguntas infalíveis que você deve fazer ao seu Advogado Previdenciário antes de contratá-lo.

É por isso que eu vim aqui hoje! Pois quero te ajudar nesse primeiro contado com um advogado previdenciário e que o seu atendimento seja o melhor possível!

Veja o que você vai encontrar aqui:

Pergunta 1 – Quais casos o seu advogado previdenciário atende?

Confira se ele entende sobre sua necessidade!

Não tenha vergonha de perguntar sobre o ramo de atuação do advogado que você está tento o primeiro contato, na verdade, não tenha vergonha de perguntar nada que eu sugiro aqui neste post! hehe

É essencial que o seu advogado tenha especialização em Direito Previdenciário ou que atenda diariamente casos previdenciários, só assim ele saberá o caminho das pedras do seu caso e como solucionar problemas específicos da área. 

Além disso, é bem importante perguntar qual área do direito previdenciário ele atende com mais frequência, uma vez que não adianta somente ser um profissional do ramo previdenciário, é necessário compreender sobre benefícios e profissões específicas, ok?

Veja aqui no Ingrácio: nós somos especialistas em Direito Previdenciário e trabalhamos exclusivamente com casos desse ramo, mas, além disso, nós temos advogados que são direcionados para algumas áreas. 

Como é o exemplo da nossa especialista Regiane Reguelim, que atende casos distintos, mas é referência aqui no Ingrácio quando falamos em aposentadoria do servidor público.

Sendo assim, quando um servidor entra em contato conosco, é muito provável que seja ela a cuidar do caso dele. Legal, né?

Isso garante uma eficiência maior nos atendimentos e uma solução mais profunda dos seus problemas!

Mas claro, em todos os casos (aposentadorias, profissões e benefícios), nós investimos e incentivamos todos nossos advogados e advogadas a se especializarem. Assim estamos 100% prontos para receber os mais diversos clientes. 🙂 

Uma dica legal: questione também como o seu advogado previdenciário se mantém atualizado e como são os seus estudos sobre a área.

Pergunta 2 – Quais serviços o seu advogado previdenciário realiza? Pergunte qual é o melhor para você

Essa é uma ótima questão, pois um escritório e advogado previdenciário que sempre está pensando no cliente não oferece apenas consultas previdenciárias ou só fechamento de processos judiciais

Pelo contrário, quando o profissional pensa em cada uma das suas necessidades, ele irá oferecer serviços que melhor irão te suprir. 

Não adianta eu querer que você assine um contrato de processo judicial sendo que você pode solucionar seus problemas com apenas uma consulta e realizar todo pedido de aposentadoria ou benefício sozinho. 

Ou ainda, não posso lhe prometer soluções rápidas e rasas se o que você precisa mesmo é de um planejamento concreto, profundo e exclusivo.

Claro, nem sempre o valor do serviço é o que mais agrada, às vezes você pensa ser apenas uma solução rápida e que será um valor baixo, porém o melhor nem sempre é o mais rápido e o mais atrativo para nosso bolso

Desculpe se eu fui muito honesta, mas estou apenas pensando na qualidade do seu atendimento e benefício final! 🙂

Por isso é importante que você conheça e receba uma explicação de cada serviço oferecido pelo seu futuro advogado. 

Se você só conhece a consulta previdenciária, tudo bem, ela é a mais comum mesmo,

Mas vou aproveitar e vou deixar agora uma lista dos serviços que o Ingrácio oferece, assim você vai entender a variedade dos serviços previdenciários. Confira:

Serviço voltado para você que precisa conhecer o seu caso ou descobrir uma solução especializada para seu problema. Este atendimento pode ser presencial e à distância, no Brasil e exterior.

Organizamos e preparamos uma pré-aposentadoria, com objetivo de auxiliar na sua busca por um benefício rápido e com o melhor valor possível. Esse serviço é recomendado para você saber e estar preparado para tudo que envolve sua aposentadoria. 

Você quer ver na prática como funcione? Baixe o nosso modelo de planejamento previdenciário!

Este serviço é bem importante. Nele, o advogado previdenciário produz o mandado de segurança para fazer com que o INSS analise e responda rapidamente o seu pedido de benefício, diminuindo seu tempo de espera.

  • Peças Administrativas

Com esse serviço, o advogado previdenciário analisa o seu caso e realizamos uma peça administrativa exclusiva para você. Ela é um documento guia para o INSS no momento da análise do seu pedido.

Aqui, o advogado previdenciário analisa o seu caso, cálculos e o processo do benefício concedido no INSS. Então, conseguirmos identificar o que precisa ser revisado e quanto o seu benefício pode aumentar.

Com esse atendimento, você consegue ter uma análise completa em benefícios que sofreram mudanças de moedas antes do plano real. Este serviço descobre se a Revisão da Vida Toda é vantajosa para você.

Com esse serviço, nós realizamos todo seu processo, desde cálculos, processo administrativo, judicial, até o imposto de renda. Este é um serviço para você que não quer se incomodar com nada.

Ufa, viu como são vários serviços e com várias possibilidades? hehe

Mas agora que você conhece uma lista maior de serviços, questione o seu advogado sobre esses atendimentos e veja se ele realmente terá todo esse suporte para te oferecer!

Pergunta 3 – Quais são os honorários do seu advogado previdenciário?

É dever do seu advogado previdenciário te explicar a lógica da OAB.

Esse é um assunto bem delicado e que poucas pessoas sabem o quanto um advogado pode cobrar delas. 

Mas não tem segredo, o seu advogado não pode cobrar menos ou mais do que a OAB estipula em seus honorários

Ou seja, ela dá um valor base, o advogado previdenciario não pode cobrar menos do que consta na tabela da OAB e nem ultrapassar esses valores. 

Outra coisa bem importante que você deve saber é que o preço de cada serviço também vai variar de acordo com o tipo de atendimento, aposentadoria e benefícios.

Por isso, não espere que todos os serviços e todas as aposentadorias tenham o mesmo valor. 

Digo isso porque muitas pessoas chegam até um advogado ou escritório indicadas por parentes e amigos.

E quando perguntam sobre valores, não são iguais ao indicado e acabam frustradas ou acreditando que o advogado previdenciário está mentindo, mas a realidade não é essa

Sendo assim, faça a pergunta sobre os honorários, peça explicações do porquê é esse valor, qual serviço está sendo oferecido, vantagens e desvantagens. 

Nós mesmos, pensando em explicar essa questão, já criamos um post exclusivo sobre o assunto: Quanto Cobra um Advogado Previdenciário? | Tabela da OAB.

Se você também tem essa dúvida, vale a pena conferir esse conteúdo! 😉

Pergunta 4 – Como o advogado previdenciário se atualiza sobre os temas da área?

Veja se um advogado previdenciário é necessário

Essa pergunta é bem rara de ser feita e aposto que ela não passou pela sua cabeça, acertei? hehe

Bom, ela não é comum porque infelizmente muitas pessoas acreditam que escrever sobre algo é apenas ter um livro, mas hoje em dia a escrita não se resume a isso, pelo contrário, a Internet possibilita que pessoas com alto domínio em uma área possam compartilhar seus conhecimentos. 

Como é o caso dos especialistas do Ingrácio, nós estamos aqui, diariamente compartilhando todo nosso conhecimento previdenciário com você e isso também é uma forma de exercitar e estimular nosso domínio da área, nos tornando cada vez mais didáticos e mais acessíveis.

Então já sabe, advogado previdenciário de respeito é aquele que escreve, estuda e compartilha seus conhecimentos.

Claro existem as exceções, mas você saberá que aquele que apresenta e ensina informações relevantes, é o mais preocupado com os seus clientes e com as pessoas que precisam de ajuda previdenciária. 🙂

Aqui do Ingrácio, nós estamos presentes nas seguintes plataformas:

Essas plataformas são as possibilidades em que seu advogado pevidenciário pode estar atuando, uma dica bem legal é que antes de contratar um serviço, pesquise sobre ele nesses canais de comunicação. 

Pergunta 5 – O seu advogado previdenciário fará todos os cálculos previdenciários?

Não é exagero meu!

É que simplesmente não existe uma estimativa de valor de benefício e de tempo para se aposentar, sem ter os cálculos e os estudos sobre o seu caso. 

Folhear apenas sua carteira de trabalho não irá dar ao advogado previdenciário uma probabilidade confiável e um resultado certeiro lá no final, quando for sacar seu benefício.

E isso pode ser bem frustrante…

Imagina o caso do Paulo, que tem 27 anos de contribuição. Por 16 anos ele trabalhou como minerador subterrâneo em frente de produção, o que lhe daria direito a uma Aposentadoria Especial com 15 anos de atividade insalubre.

Nos 11 anos restantes ele trabalhou como analista administrativo. 

O advogado previdenciário de Paulo terá que analisar várias possibilidades, como:

  • Vale a pena ter Aposentadoria Especial?
  • Vale a pena esperar ele chegar aos 65 anos para ter uma Aposentadoria por Idade?
  • Quais são os valores de cada possibilidade?
  • Quais são os períodos que precisam ser comprovados e regularizados?
  • Quais são os riscos e vantagens de cada benefício?

Viu que são vários fatores? 

Todos eles envolvem cálculos, ou seja, é uma vida inteira de trabalho e o futuro da sua vida e família que está em jogo. Qualquer ausência de análise pode gerar uma grande perda financeira ou de tempo. 

Por favor confira se você irá receber os cálculos do seu caso, ok, me promete? 🙂

Pergunta 6 – Seu advogado previdenciário deixou claro sobre os prazos para te retornar? 

A pressa é inimiga da perfeição… Mas a demora é angustiante, não é mesmo?

Por isso você deve perguntar ao seu futuro advogado previdenciário como ele cumpre os prazos, produção de cálculos, documentos, retorno e todas as informações essenciais do seu caso. 

Como um exemplo sempre é bem-vindo e serve como um norte para a gente compreender como as coisas funcionam, vou citar os prazos do Ingrácio:

  • Quando é contratado algum serviço, nós retornamos no prazo de 1 dia;
  • O atendimento é agendado de acordo com a agenda do cliente;
  • Solicitamos os documentos (apenas os necessários) antes de acontecer o atendimento.
  • Realizamos uma análise que leva cerca de 3 horas do nosso especialista;
  • Enviamos os cálculos 1 dia ou horas antes do atendimento acontecer;
  • Damos o prazo de 7 dias para que todas as suas dúvidas sobre seu caso sejam sanadas. 

O correto é sempre dar retorno ao cliente.

Qualquer avanço, atraso no andamento do serviço ou benefício deve ser comunicado ao cliente.

Login no site Meu INSS, senhas, novas informações, resultados de cálculos e até mesmo alteração no atendimento devem ser avisadas.

E você deve perguntar se isso será feito, afinal é esse retorno que te dará mais tranquilidade e confiança no serviço ofertado

Mas tenha um bom senso, tudo bem? Nem sempre haverão novidades diariamente ou semanalmente sobre o seu caso. Você também precisa confiar no profissional que você escolher contratar. 

Minha dica é: caso não haja retorno do seu advogado previdenciário há mais de um mês, envie seu questionamento para ele, assim você poderá garantir que as coisas estão em andamento. 

Pergunta 7 – Como o seu advogado previdenciário cuida e guarda dos dados dos clientes?

Pergunta mais que importante!

Se engana quem pensa que os documentos e contratos dos escritórios de advocacia ficam em longas e seguras gavetas. Tudo isso mudou e cada vez mais suas informações vão parar no mundo digital. 

Por isso é imprescindível que você questione sobre como o seu advogado previdenciário protege suas informações e documentos, certo?

Esse assunto é tão vital que agora existe a Lei Geral de Proteção de Dados, que é responsável por regulamentar o tratamento dos seus dados pessoais como e-mails, senhas, números de documentos e muito mais. 

Nós aqui no Ingrácio realizamos um mutirão para deixar tudo nos conformes da lei, trazendo mais segurança e tranquilidade para as pessoas que confiaram na gente.

Veja algumas das ações que praticamos:

  • Envio de consentimento para o todos os contatos de e-mails;
  • Realização de procedimentos para envio e armazenamento de dados;
  • Atualização do nosso banco de contatos regularmente;
  • Atualização dos nossos formulários, estabelecendo avisos sobre a importância do consentimento;
  • Atualização da nossa Política de Privacidade.

Entenda, hoje em dia tudo está digital, até os processos judiciais são feitos de forma remota e online, o que torna todas essas medidas ainda mais importantes.

E ter um advogado ou escritório que se importa com isso é um ponto positivo, pois ele está cuidando de você!

Pergunta 8 – Quando o meu benefício será concedido?

Essa pergunta é bem interessante, pois, com ela você compreende melhor como funciona o andamento de um benefício previdenciário na realidade. 

Mas já vou te adiantando: o advogado previdenciário só consegue ter controle dos seus prazos internos.

Estando em dia, ele evita que seu pedido demore ainda mais no INSS ou Justiça. Fora desse parâmetro, as coisas saem um pouco do controle dele…

Porém, essa pergunta irá fazer com que você compreenda alguns aspectos que o INSS e a Justiça tendem a praticar nesses momentos. 

E para eu não te dar uma resposta tão genérica, aqui estão alguns prazos mais comuns do Previdenciário.

Prazos de um Processo no INSS:

Fazer o atendimento na internet e ser atendidode 2 a 6 meses
INSS analisar seu processode 1 dia a 2 meses
Tempo adicional se tiver atividade especial1 a 3 meses
Tempo adicional se tiver período rural1 a 3 meses
Pedido de cópia do seu processo no INSSde 1 a 2 meses
Duração média de um processo no INSS7 meses

Prazo do Recurso Administrativo

Agendamentode 1 a 3 meses
Análise do Recursode 4 a 12 meses
Se a Junta de Recursos solicitar ouvir testemunhas3 a 6 meses
Se o INSS não aceitar uma decisão favorável, e recorrer2 a 12 meses
Duração média de um recurso administrativo14 meses

Deixo claro que esses prazos podem variar de acordo com a sua documentação, tipo de aposentadoria e até mesmo o tipo de benefício, tudo deve ser analisado conforme sua realidade. 

Pergunta 9 – Seu advogado previdenciário está disposto a tirar suas dúvidas após a consulta?

Já aconteceu de você ir em uma consulta médica e esquecer de fazer aquela pergunta que era muito importante, de pedir aquela receita ou até mesmo o atestado? 

Nossa… comigo acontece sempre, é tão chato né? 

Pensando nisso, é bem importante que você pergunte ao advogado previdenciário se ele te dará um prazo para você tirar suas dúvidas. Se ele te oferecer é um ponto positivo!

Isso demonstra que o profissional preza pela informação correta e quer acabar com as objeções criadas. 

Aqui no Ingrácio nós oferecemos o prazo de 7 dias úteis para que os clientes façam todas as perguntas necessárias sobre o caso, documentação ou atendimento. Isso garante que estejamos alinhados com os clientes e suas necessidades.

Minha dica é que durante o atendimento você se esforce para prestar atenção no que está sendo apresentado. Se precisar, anote ou pergunte aquele ponto que não ficou muito óbvio.

Não tenha vergonha de perguntar, ok? 🙂

Pergunta 10 – Como posso acompanhar o andamento do meu caso?

Advogado previdenciario

Essa pergunta, assim como as outras, é essencial, pois garante que você esteja no controle do seu futuro benefício e que fique bem informado sempre. 

Mas confesso que o acompanhamento de casos por parte dos clientes gera situações engraçadas, mas que necessitam de um cuidado maior por parte segurado. 

Digo isso porque já vivenciei situações em que o cliente tinha login e senha do site Meu INSS e que por ansiedade solicitou algo que não devia ou que simplesmente trocou a senha e esqueceu de avisar o advogado previdenciário que estava cuidando do seu caso. 

Para evitar isso, converse com seu especialista e pergunte como e quando você pode acompanhar as novidades sobre seu caso. 

Última dica: recebeu uma senha do INSS? Mantenha ela igual, não a altere. Isso pode comprometer a análise e o andamento do seu caso.

Se alterar, anote e envie ao seu advogado previdenciário. 

Ah e já ia me esquecendo, não entregue seus dados, senhas bancárias ou dados de documentos pessoais para ninguém!

Os golpes estão aí e você precisa ficar atento. 

Falando nisto, nós temos um conteúdo bem informativo sobre os golpes que ocorrem com segurados do INSS.

Confira e esteja protegido!

Conclusão

Uau, graças a esses nossos minutos de leitura, você está preparado para ter um atendimento seguro e completo com o seu futuro advogado previdenciário. Além disto, viu o que um profissional excelente dever ter. 

Neste post você descobriu as perguntas essenciais que você nunca deve esquecer de fazer a um Advogado Previdenciário

Conferiu que realizar perguntas sobre cálculos, prazos, segurança e serviços são suas melhores coisas para garantir um benefício correto e justo.

Meu maior prazer é ver você empoderado, informado e pronto para ter o controle da sua aposentadoria.

Conte comigo e com o Ingrácio, nós estamos aqui diariamente com os melhores conteúdos para você!

E não esqueça de se inscrever na nossa Newsletter, pois com ela você irá receber informações exclusivas sobre o Ingrácio e o Mundo Previdenciário!

giseli-alves

Registro de Jornalista: 0019453/RS.